Bento Gonçalves recebe hoje nova remessa de vacinas CoronaVac

2015-04-10_190211


O governo do Estado iniciará a segunda fase de imunização, incluindo idosos acima de 85 anos

O Rio Grande do Sul recebeu, na manhã deste domingo (7/2), 193,2 mil doses da CoronaVac, do Instituto Butantan. Com esta quarta remessa de vacinas contra a Covid-19 enviada pelo Ministério da Saúde (MS), o governo do Estado iniciará a segunda fase de imunização, incluindo idosos acima de 85 anos, além de ampliar a cobertura dos profissionais da saúde.
Do aeroporto, as doses seguiram para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi). A distribuição para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) será realizada ainda nesta manhã de segunda-feira (8), com a mesma logística utilizada nas outras vezes, com apoio aéreo e terrestre. A previsão é de que todas as CRSs estejam em posse dos frascos no início da tarde de segunda.

Idosos e profissionais da saúde
A expectativa, com a nova remessa, é vacinar 43% dos idosos com 85 anos ou mais (cerca de 150 mil pessoas) e, ainda, atingir 78% do grupo de profissionais da saúde (mais 44,3 mil doses para esses trabalhadores). A região do Litoral receberá a quantidade equivalente para vacinar 100% das pessoas da faixa-etária desta fase, levando em consideração um grande volume de idosos que está com residência na praia, até mesmo em função do verão e da pandemia, explicou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.
Ficará a cargo das prefeituras organizar a aplicação das doses e divulgar aos moradores como ocorrerá o processo em cada município, seja de forma presencial nas unidades de saúde, por drive-thru ou outro formato. A recomendação da Secretaria da Saúde (SES) é para que seja feito um pré-cadastro da população-alvo e, se possível, com agendamento prévio, de forma a evitar aglomeração nos locais de vacinação e também desperdício, já que cada frasco-ampola da CoronaVac contém dez doses que devem ser aplicadas de forma sequencial e imediata.
A Prefeitura de Bento Gonçalves deve divulgar, ainda nesta manhã, as regras e o funcionamento do cadastro de idosos para a vacinação.