Bento em Dança abre com Ana Botafogo

2015-04-10_190211
Ana Botafogo foi homenageada no palco do Bento em Dança pela presidente Erci Grapiglia

Primeira noite de concurso contou com a presença ilustre do principal nome da dança clássica brasileira. Festival segue até dia 13 de outubro

 

As luzes do palco do Bento em Dança reacenderam no sábado, 6 de outubro, com a primeira noite de concurso. Considerado um dos principais festivais de dança do Brasil, o evento contou com o prestígio da bailarina e atriz Ana Botafogo, que trouxe para a noite de abertura Liana Vasconcelos com os solos A Morte do Cisne e Esmeralda. O Bento em Dança segue até o dia 13 de outubro com oficinas durante o dia e espetáculos à noite, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A Fase A, que contempla gêneros do Clássico e Contemporâneo, encerra nesta terça-feira, 9 de outubro. Após, acontece a Fase B com Danças Urbanas, Populares (folclore, a caráter, étnicas e dança de salão), Sapateado, Jazz e Estilo Livre.
Ao ser homenageada pela presidente do 26º Bento em Dança, Erci Grapiglia, Ana Botafogo destacou a importância da continuidade do evento. “O Bento em Dança não pode parar. Organizadores, patrocinadores, escolas, bailarinos, pais e mães estão de parabéns e precisam seguir nesta trajetória dedicada à arte da dança. É lindo ver uma história de promoção que se mantém viva há 26 anos”, ressaltou. Aplaudida de pé pelo público, Ana foi uma das personalidades do mundo da dança que no ano passado se manifestou em vídeo a favor da continuidade do Bento em Dança, em razão do anúncio do término do festival por falta de incentivo.
No restante da noite de sábado e no domingo, o palco do Bento em Dança foi povoado por solos, duplas e grupos de Ballet Clássico de Repertório, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança, gêneros que permanecem nesta segunda-feira, 08. Amanhã, 09, último dia da Fase A, entra em cena também o Jazz. Na Fase B o público poderá assistir apresentações de Danças Urbanas, Populares (folclore, a caráter, étnicas e dança de salão), Sapateado, Jazz e Estilo Livre. A noite de Gala de Encerramento será no sábado, 13, com apresentação dos premiados de 2018. A programação inicia todos os dias às 19h e o ingresso custa R$ 20. Estudantes e idosos pagam meia entrada.
Em 26 edições, o evento já reuniu, sempre no mês de outubro, mais de 150 mil bailarinos de mais de 20 países, contribuindo para a promoção da dança como expressão artística, além de estimular a integração de povos e culturas. Este ano serão cerca de 500 coreografias num total de 32h de espetáculos em oito noites. Durante o dia, 69h de aula, sendo 36h na Fase A e 33h na Fase B. Alex Neoral, André Rockmaster, Bárbara Rey, Cícero Gomes, Cláudia Zaccari, Edson Santos, Gustavo Côrtes, Luiz Fernando Bongiovanni, Moacir Corrêa, Monique Paes e Teresa Augusta. Estes são os nomes dos professores do 26º Bento em Dança. Eles têm dupla jornada, ministrando aulas durante o dia e avaliando as coreografias à noite.

Fase A – 6 a 9 de outubro – Clássico e Contemporâneo
Fase B – 9 a 12 de outubro – Danças Urbanas, Populares (folclore, a caráter, étnicas e dança de salão), Sapateado, Jazz e Estilo Livre.

Programação concurso – gêneros de cada noite
Dia 6 (18h) – Ballet Clássico de Repertório, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança
Dias 7 e 8 (19h) – Ballet Clássico de Repertório, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança
Dia 9 (19h) – Jazz, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança
Dia 10 (16h) – Mostra Aberta – Via Del Vino, abertura da Feira do Livro
(19h) – Danças Populares, Estilo Livre, Jazz,
Dia 11 (19h) – Danças Populares, Estilo Livre, Jazz,
Dia 12 (14h) Batalhas de Hip Hop (entrada gratuita)
(19h) – Danças Populares, Estilo Livre, Sapateado, Danças Urbanas
Dia 13 (19h) – Gala de Encerramento com apresentação dos premiados de 2018
O Programa de oficinas detalhado está disponível em nosso site www.bentoemdanca.com.br

Serviço
Quando? 6 a 13 de outubro de 2018
Onde? Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves
Noite abertura: 18h
Demais noites (concursos): 19h
Ingresso: R$ 20 no local

Números do 26º Bento em Dança
Coreografias: 500
Horas de espetáculos: 32h em oito noites
Participações: 5.200
Oficinas: 19
Horas de aulas: 69h – 36h Fase A – 33h Fase B

 

Liana Vasconcelos em A Morte do Cisne
Esmeralda foi o segundo solo apresentado por Liana Vasconcelos
Escolas exibem coreografias preparadas especialmente para o concurso