Automedicação pode causar intoxicação, alerta Secretaria da Saúde

2015-04-10_190211
Entre os problemas que a automedicação esconde, estão os remédios que camuflam os sintomas, mas não curam a doença

“Quem tem dor, tem pressa”, eis uma frase corriqueira, que está relacionada a um ato comum entre a população: o de se automedicar. A Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves alerta para os riscos desta prática à saúde, podendo ocasionar graves consequências e ainda levar à morte.
Entre os problemas que a automedicação esconde, estão os remédios que camuflam os sintomas, mas não curam a doença. “Se perguntássemos para qualquer pessoa, com certeza a resposta seria que sim, que já fez uso de medicação em algum determinado momento da vida, sem a devida prescrição médica. Este comportamento, que muitas vezes manifesta-se com um caráter banal, faz corrermos o risco de fecharmos os olhos para aquilo que é extremamente perigoso,” salienta o psicólogo Maurice Bouwary.
Conforme a Anvisa, automedicação é o uso de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas. Entre as complicações, podem causar intoxicação, mascarar sintomas de doenças graves, cortar ou potencializar o efeito de outras medicações e tornar o organismo resistente a tratamentos.
O coordenador Médico da Secretaria Municipal de Saúde, Marco Antônio Ebert, afirma que “remédios são drogas e sua diferença para o veneno, esta apenas na dose”. Desta forma, ele chama a atenção para que o uso de medicamentos tenha sempre indicação médica, para que sejam evitados os efeitos adversos, inclusive intoxicações e o óbito.

Consequências da automedicação
O uso de medicamentos sem prescrição médica pode causar diversos problemas, sendo um deles a intoxicação. De acordo com a Anvisa, os medicamentos que mais causam intoxicação são os analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios.
A falta de conhecimento a respeito de um medicamento pode também levar ao uso de substâncias que causam alergia. Algumas reações alérgicas podem ser graves e desencadear até mesmo a morte.
Além desse problema, o uso de medicamentos por conta própria pode causar uma melhora falsa nos sintomas. Apesar de aliviar os problemas imediatos, o medicamento pode apenas mascarar a doença, causando um agravamento no caso e dificultando um diagnóstico por parte dos profissionais da área.
A combinação de medicamentos também é um grave problema. Muitas pessoas não sabem que um remédio pode anular o efeito de outro e acabam fazendo combinações inadequadas que podem ocasionar problemas cada vez maiores.

Tipos de uso irracional de medicamentos
A automedicação é apenas um dos tipos de uso irracional de medicamentos. Dentre as outras formas estão:
Uso abusivo de medicamentos (polimedicação);
Uso excessivo por via de administração inadequada (injetável ao invés de oral);
Uso do medicamento como forma exclusiva de cura para doenças (medicalização);
Uso inadequado de antimicrobianos, tanto em doses incorretas quanto em infecções não-bacterianas;
Prescrição em desacordo com as normas clínicas.