Atividades para fazer nas férias da criançada

2015-04-10_190211

O período de férias é de muita felicidade para a criançada, mas depois de um tempo os pais precisam encontrar maneiras de não deixá-las entediadas (ainda mais nos dias de chuva, em que a piscina e a praia não são possíveis). O legal então é buscar alternativas fáceis e legais para os pequenos, como experiências científicas, as mesmas que fazíamos na infância, mesmo que eles a repitam nas escolas depois.

Vulcão
Bicarbonato de sódio
Tinta vermelha
Água
Detergente
Vinagre
Como fazer: Faça um cone de cartolina e corte a parte de cima. Coloque por dentro um recipiente vazio. Coloque plastilina ou massinha marrom na cartolina para ficar parecido com uma montanha. Melhor apoiar esta ‘construção’ sobre uma bandeja, para evitar imprevistos. Coloque bicarbonato de sódio, tinta vermelha, água e uma gota de detergente. Misture tudo e deixe que a criança coloque a gota de vinagre. Aproveite o espetáculo. Quando o bicarbonato se mistura com o vinagre, há uma reação que libera água, sal e dióxido de carbono. As bolhas de gás expulsam todo o conteúdo para fora.

Ovo mole
2 ovos
2 frascos de vidro
Água
Vinagre
Como fazer: Coloque um ovo cru em um frasco com água. Coloque o outro ovo em um frasco com vinagre. Deixe-os lá por algumas horas. Após 5-6 horas você começará a ver os resultados. Após 7-10 dias, um dos ovos ficará mole. O ovo no vinagre sofre mudanças químicas. A casca contém carbonato de cálcio e o vinagre é um ácido que dissolve esta substância. O processo químico desta interação se chama descalcificação e se divide em duas etapas: primeiro a casca fica mole e, depois, ela desaparece completamente.

Três camadas de líquido
Suco
Azeite vegetal
Álcool
Como fazer: Coloque o suco no fundo do recipiente e, em seguida, coloque óleo vegetal com cuidado e pelos cantos. Se quiser pinte o álcool com anil e acrescente-o com cuidado sobre o óleo. Os líquidos ficam divididos em camadas. Estes líquidos têm diferentes densidades. O menos denso fica sobre os outros. Para o experimento ficar melhor, sugerimos colocar coloração nos líquidos.