Atividades multidisciplinares levam arte e biologia a alunos do Mestre

2015-04-10_190211
Um dos materias elaborados pelo alunos do terceiro ano, demonstrando a importância da genética

Os alunos do terceiro ano da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara, sob a orientação da professora de biologia Giordana Tigre, elaboraram acrósticos sobre os vírus e doenças virais a partir de recursos digitais e de forma manuscrita.
Os acrósticos são composições poéticas escritas utilizando as letras iniciais ou do meio de palavras isoladas que quando lidas em direção ou sentido diferente formam outras palavras ou frases.
A atividade oportunizou aos estudantes a aplicação de diferentes estratégias para a contextualização e aprendizado do assunto que é extremamente relevante na promoção da saúde individual e coletiva.
De acordo com a professora Giordana, os vírus são seres que se diferenciam dos demais, pois não apresentam estrutura celular e só conseguem reproduzir-se no interior de células vivas. Por esse motivo, são denominados parasitas intracelulares obrigatórios.
A ideia da atividade surgiu devido à necessidade de demonstrar aos alunos de forma diversa da usual, utilizando a arte, as formas de transmissão, sintomas e medidas preventivas à contração de doenças virais, enfatizando o conhecimento como um aliado muito importante no combate de diversas infecções.
Outra turma do terceiro ano também foi beneficiada por uma atividade multidisciplinar comandada pela professora Giordana Tigre, após aulas de genética, os alunos elaboraram e confeccionaram livretos, revistas, folders, cartazes, lapbooks e a sanfonética (sanfona + genética).
A professora afirma que o formato e a originalidade dos materiais confeccionados, surpreenderam de forma positiva, revelando, além da criatividade, o desenvolvimento de habilidades que ultrapassaram as expectativas.

Alunos orgulhosos segurando o material produzido na atividade multidisciplinar
Alunos e professora Giovana Tigre demonstrando seus acrósticos feitos em atividade multidisciplinar