Associação de engenheiros e arquitetos compartilha considerações sobre o Plano Diretor

2015-04-10_190211

O plano diretor de Bento Gonçalves tem sido assunto desde que foi apresentado para a comunidade há alguns meses. Sob o ponto de vista de profissionais ligados à área do urbanismo, como a Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (AEARV) – entidade representativa da classe para 20 municípios da região – é preciso detalhados estudos e debates acerca das proposições.
Na última terça-feira (07), a diretoria da AEARV entregou na Câmara de Vereadores um documento com esclarecimentos técnicos antes que o plano seja votado pelo legislativo.
Entre as principais sugestões apontadas pela entidade, ao longo de diversas sessões de debate, estão as de que o COMPLAN fosse um órgão deliberativo e representado por 18 membros (1/3 do setor público, 1/3 de entidades de cunho técnico e 1/3 de entidades representativas da comunidade); que não houvesse aumento do perímetro urbano e que fosse mantida a proposta original da UFRGS pela inclusão da análise da qualidade espacial.
É ela que auxilia numa maior qualidade de vida à população, já que prioriza uma correlação amistosa entre espaço público e edificações, com amplas oportunidades de interação social e vida pública nas ruas. Outros temas debatidos foram as Zonas Residenciais Restritas e o Corredor Gastronômico.
Na visão da AEARV, o Plano Diretor atende à sociedade como um todo, incluindo a construção civil, e demais setores. Por isso, o ideal seria o consenso acerca de um Plano Diretor mais qualitativo, como constava na proposta feita pela UFRGS, gerando maior qualificação geral das edificações e do ambiente.
“O resultado apresentado até o momento pode ser considerado como o encaminhamento inicial de um futuro Plano Diretor que mantêm os direitos do plano atual, dá mais liberdade e é mais atualizado com a realidade atual do município, porém não resultará em acréscimo de qualidade muito significativo para a sociedade/cidade”, avalia a presidente da entidade, Daniele Artini Gujel Capellari.