Armazenamento de dados e tecnologias de semeio são destaques da Agricultura da Precisão

2015-04-10_190211

A Agricultura de Precisão (AP) é um sistema de manejo integrado de informações e tecnologias, fundamentado nos conceitos de que as variabilidades de espaço e tempo influenciam nos rendimentos dos cultivos. É um tema abrangente, que pode ser aplicado em qualquer lugar do mundo e em qualquer cultura. Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), há mais de 70 empresas especializadas em agricultura digital no país e a previsão é que aumente em 210% esse número até o final de 2017.
O próprio representante da John Deere, multinacional e fabricante de tecnologias para a área, o executivo Sam Allen, já afirmou que o Brasil vai ultrapassar os Estados Unidos em agricultura de precisão, e projeta isto para os próximos três ou quatro anos. A empresa baseia seu desenvolvimento tecnológico no país norte-americano, e por lá as iniciativas de agricultura de precisão vêm sendo colocadas em prática desde 2013. Desta forma, a defasagem brasileira em relação ao mercado concorrente é de quatro anos.
A AP pode mapear o campo, identificar problemas na plantação e aumentar e otimizar a produção. Esse conjunto de ferramentas para a agricultura pode fazer uso do GNSS (Global Navigation Satelite System), do SIG (Sistema de Informações Geográficas), de instrumentos e de sensores para medidas ou detecção de parâmetros ou de alvos de interesse no agroecossistema (solo, planta, insetos e doenças), de geoestatística e da mecatrônica.
A AP é representada por três pontos que convergem em excelência de resultados: revolução gerencial; tecnologia de informação e agregação de valor à produção. É fator determinante que eles trabalhem em conjunto para que se estabeleça o aprimoramento da produtividade, da qualidade, do volume a ser produzido e da redução de preço dos produtos para competir no mercado interno e externo.
Dois destaques da AP são o armazenamento de dados e tecnologia de semeio. A partir do recolhimento de dados, o armazenamento é essencial. Algumas empresas lançaram recentemente ferramentas para produtores para armazenar/gerir os dados recolhidos. Estes produtores e fabricantes podem depois do final do dia (ou semana, ou safra) efetuar o download da informações e da performance dos equipamentos.
Para o futuro deste tipo de sistema, empresas buscam já providenciar automaticamente com o download relatórios e serviços analíticos para os utilizadores. Os dados são recolhidos a partir de um sistema de rastreamento que captura automaticamente informações da máquina e do campo à medida que o trator se desloca no campo.
Já as tecnologias de semeio também têm crescido nos últimos anos. Tratores e colheitadeiras são guiados por sistemas de posicionamento global via satélite (GPS) e plantam sementes em linhas cada vez mais retas, enquanto os agricultores, dispensados da tarefa de dirigir as máquinas, monitoram o trabalho em tablets, atualmente comuns nas cabines de tratores. Essas máquinas também coletam dados do solo e das lavouras, mas a informação não vem sendo utilizada em todo o seu potencial.
A ideia é acelerar, simplificar e combinar todas essas informações com seus registros altamente detalhados de padrões climáticos históricos, topografia e desempenho das culturas. Algoritmos e especialistas analisam todos esses dados e podem dar instruções diretamente aos agricultores e as máquinas.