Após desligamento de Marquinhos, ACBF anuncia novo técnico da equipe

2015-04-10_190211

Edgar Baldasso assumirá o comando da equipe de Carlos Barbosa, sucedendo o antigo treinador que passou mais de cinco anos na função

Na última semana após o anúncio de desligamento do técnico Marquinhos Xavier que comandou a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) por mais de cinco anos, a equipe divulgou a sua nova contratação para o cargo diretivo. O Clube de Carlos Barbosa não precisou ir muito longe para encontrar o seu novo professor. Edgar Baldasso, que atuava como auxiliar técnico estará em 2020 no comando efetivo do time laranja. Edgar Baldasso, que é natural de Carlos Barbosa e comandou a equipe principal em mais de 50 jogos, em razão da necessidade de saída do técnico Marquinho Xavier para compromissos com a seleção brasileira começou a sua história na equipe ainda criança, como jogador. O novo técnico representou a equipe nas quadras até o último ano do sub-20, e após dois anos retornou à ACBF como professor das escolinhas até ser promovido a coordenador das categorias de base, além de treinador do Sub-17 e por último do Sub-20. O profissional que conquistou títulos estaduais por ambas as categorias, assumiu em 2015 a função de auxiliar técnico da equipe principal e treinador do Sub-20. “Cada ano a gente foi conseguindo um espaço maior. Em 2015, no meu primeiro ano, as funções eram mais restritas. A partir de 2017 tive mais liberdade para trabalhar, até em função dos compromissos do Marquinhos Xavier com a Seleção Brasileira. E 2019 foi ano que tive mais presença em jogos e treinamentos”, disse Baldasso.

O técnico mais jovem a assumir à ACBF desde que a equipe se tornou profissional em 1996, Edgar esteve à beira da quadra no comando da equipe em 50 jogos e teve 33 vitórias, 12 empates e apenas cinco derrotas. “Independentemente da idade de qualquer treinador. Acho que todo mundo que assume esse papel tem um desafio gigante”, afirmou o novo técnico, que tem 32 anos.
Marquinhos Xavier, o comandante técnico da equipe nos últimos anos, foi lembrado e exaltado com muito carinho por Edgar, que relembrou: “A história dele é bela e fico feliz de fazer parte dessa trajetória. Meu objetivo é crescer como treinador e conseguir incorporar o que eu penso sobre futsal dentro da ACBF. Não adianta eu querer ser um Marquinhos Xavier ou melhor que o Marquinhos. Só ele pode ser melhor do que o próprio Marquinhos Xavier. O que eu posso fazer é ser o melhor Edgar Baldasso possível. Tenho minha forma de trabalhar”.
Pensando em sua evolução como profissional e na forma com que ela vai impactar no time, Edgar aponta um cenário de possibilidades: “Temos grandes chances de conquistar muita coisa, tornar o futsal algo que encante a nossa torcida”, completa.

Em 2020, Edgar irá comandar a equipe, que está se reformulando em competições como a Liga Nacional de Futsal, Liga Gaúcha, Libertadores e, provavelmente, o Intercontinental de Clubes. Baldasso conclui garantindo que não faltará competitividade ao grupo: “Quando a equipe começou a ser montada, junto com o supervisor Lavoisier, pensamos numa equipe competitiva. Teremos atletas com o perfil do elenco de 2015, com muita vontade de vencer e de competir”.