Anvisa recomenda suspensão de vacina da Oxford/AstraZeneca em grávidas

2015-04-10_190211
Com a nova orientação, só podem ser aplicadas em gestantes as vacinas da CoronaVac e da Pfizer. Foto: Reprodução

Ministério da Saúde apura o caso de uma mulher grávida que faleceu após aplicação do imunizante

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, na noite desta segunda-feira (10), a suspensão imediata do uso da vacina contra covid da Oxford/AtraZeneca em mulheres gestantes.

Segundo o comunicado, a decisão leva em conta as informações da bula atual da vacina da Oxford/AstraZeneca, que não recomenda o uso da vacina sem orientação médica. A orientação está em nota técnica emitida pela agência reguladora.

Ainda segundo a Anvisa, “o uso de vacina em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente”.

A vacina da Oxford/AstraZeneca vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Com a nova orientação, só podem ser aplicadas em gestantes as vacinas da CoronaVac e da Pfizer.

O Ministério da Saúde apura o caso de uma mulher grávida que faleceu, no Rio de Janeiro, depois de receber a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca. A Pasta federal ponderou que “reavalia a imunização no grupo de gestantes sem comorbidades”.

O Ministério da Saúde ressaltou que a ocorrência de eventos adversos é extremamente rara e inferior ao risco apresentado pela Covid-19.