Anvisa libera uso emergencial de medicamentos com anticorpos para Covid-19

2015-04-10_190211
Esse é o segundo medicamento do tipo autorizado pela Anvisa; Primeiro foi remdesivir. Foto: Reuters

Fármacos não serão vendidos em farmácias e só poderão ser aplicados em hospital

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, na última terça-feira (20), o uso emergencial de dois medicamentos feitos com anticorpos para uso contra a Covid-19 em caso de pessoas que estejam com sintomas leves ou moderados, mas que tenham risco de progredir para formas graves da doença.

Os dois medicamentos, casirivimabe e imdevimabe, do laboratório Roche, não serão vendidos em farmácia e só poderão ser aplicados em hospital, em pacientes acima de 10 anos e 40 quilos de peso. De acordo com a Anvisa, os medicamentos são feitos com anticorpos monoclonais. Ou seja, proteínas feitas em laboratórios e que imitam a capacidade do sistema imunológico de combater elementos nocivos à saúde — nesse caso, contra a proteína central do coronavírus causador da Covid-19.

Quem deve receber o coquetel?
Os dois medicamentos, de uso combinado, não podem ser usados por pacientes em estado grave e com uso de ventilação — nesse caso, de acordo com a agência, podem inclusive piorar o quadro. Devem, no entanto, ser dados a pacientes com quadros leves e moderados, mas que têm comorbidades que possam levar a uma piora do quatro.