Alunos da rede municipal participam de projeto cultural que valoriza a poesia

2015-04-10_190211
Alunos do 4° ano em momento de descontração e aprendizagem através das poesia

Aproximadamente 20 turmas do 4° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino já foram beneficiadas durante este anos, por um projeto que permite a ela vivenciarem um momento de leitura e brincadeira poética, as envolvendo na produção de poesias. A ação chama-se “Pé de Poesia” e surgiu a partir da necessidade de fortalecer a prática da leitura de poesia no espaço escolar.
Em um primeiro momento as crianças foram mobilizadas a refletir sobre a poesia e a desenvolver a sua percepção em relação ao lírico nas pequenas coisas da vida.Na sequência, os estudantes envolveram-se na leitura da obra “Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz”, de Otavio Roth. Brincadeiras contribuíram para que as crianças percebessem recursos poéticos como a rima, o ritmo, a imagem e o humor. Para finalizar, cada turma foi presenteada com uma mudinha de alecrim, que simboliza a alegria e o tempero deste gênero literário na nossa vida.
A ação integra o Projeto Leituras que é desenvolvido pela Secretaria de Educação desde 2014, e objetiva possibilitar vivências e discussões que problematizem a leitura, favorecendo a formação dos alunos como leitores e contribuindo para a qualificação do docente como leitor-mediador de textos utilitários e literários, ainda beneficiará muitas outras crianças, sendo a estimado que 550 crianças terão passado pela experiência até o final do ano.