Alimentos que não precisariam de data de validade

2015-04-10_190211

O sistema de prazo de validade de alimentos é confuso porque possui dois segmentos. Um é o “best by”, que indica que o alimento será mais fresco se consumido até essa data, mas não estará necessariamente estragado depois dela, e o “sell by”, que indica o prazo em que o produto deve ser vendido pela loja.
Mas alguns alimentos nunca estragam e podem ser conservados por tempo indeterminado, mesmo que haja uma data de validade impressa sobre suas embalagens.
Mel
O mel pode ser conservado por tempo indeterminado. Ele pode mudar de cor e se cristalizar, mas ainda poderá ser comido sem problema algum. Se o seu mel ficar cristalizado, coloque o vidro aberto numa panela de água quente e mexa-o até os cristais se dissolverem.
Arroz
Mesmo que a embalagem do arroz ficar coberta de pó, o arroz que está lá dentro estará tão bom quanto no dia em que você o comprou. Isso se aplica ao arroz branco, selvagem, arbório, jasmine e basmati. O arroz integral não tem a mesma sorte: devido a seu teor mais alto de gordura, pode ficar rançoso. Para garantir a qualidade de seu arroz, basta guardá-lo num recipiente bem fechado, no qual não penetre ar, para não permitir a entrada de carunchos.
Vinagre branco
Pode comprar vinagre branco em embalagem de atacado sem se preocupar: não será preciso jogá-lo fora. Ele nunca se estragará, porque fica fresco para sempre. Portanto, vale fazer um estoque do produto. Assim você sempre poderá recorrer a ele para fazer molhos de salada, marinadas e até mesmo para uso na limpeza doméstica.
Extrato de baunilha
Como é feito de álcool, o extrato puro de baunilha permanece fresco e saboroso pelo tempo que você o tiver em sua despensa. A baunilha de imitação não possui a mesma duração. Pensando nisso, pode valer a pena optar pela baunilha um pouco mais cara, sem prazo de validade.
Sal
Sal de cozinha, sal kosher ou sal marinho conservam ao longo de anos a mesma qualidade que tinham no dia em que você os comprou.
Amido de milho
Para conservar amido de milho por tempo indeterminado, conserve-o bem seco, em recipiente bem fechado e num lugar de temperatura amena.
Considerando que dificilmente você acabará com um recipiente grande de amido de milho em pouco tempo, é bom saber que não precisará repor seu estoque.
Açúcar
No caso do açúcar, o problema não é conservá-lo fresco, mas impedir que endureça e vire uma pedra. O açúcar nunca estraga porque não é um ambiente que propicia crescimento bacteriano.
Apenas se certifique de guardá-lo num recipiente bem fechado, para protegê-lo de bichinhos e umidade.
Bebidas alcoólicas
Não é preciso se apressar para acabar com aquela garrafa de 1,5 litro de rum: as bebidas alcoólicas fortes se conservam bem em lugares escuros e frios, por mais tempo que o necessário.
Feijão
O feijão cru conserva sua qualidade por tempo indeterminado. Depois de um ano, mais ou menos, ele demora mais para amolecer quando é cozido – e às vezes não chegará a amolecer por completo, mas não perde seu valor nutricional com a idade, de modo que seu prazo de validade é classificado como indeterminado.
Café
O café solúvel pode ser guardado no freezer para sempre, quer a embalagem já tenha sido aberta ou não.