Além de lindas, orquídeas duram bastante tempo com cuidados especiais

2015-04-10_190211

Flores são a decoração coringa de todas as casas, e uma ótima alternativa para os amantes dessas plantinhas são as orquídeas que, além de lindas, costumam durar bastante tempo, mas para que isso aconteça é importante ter alguns cuidados especiais.

Corte a haste após a floração
Caso a haste de sua flor seque completamente após a fase de floração, corte-a na base, uma opção para dar descanso à orquídea para que possa produzir mais flores na próxima fase, por adquirir forças suficientes para criar novas raízes e folhas. Por outro lado, caso a haste permaneça verde após a floração, é possível que ela também venha a dar mais flores, porém se bem cuidada. O indicado, nesta situação, é que o corte seja feito na altura do terceiro nó (saliência ao longo da planta), sendo a contagem realizada a partir da base. Para evitar infecções, o interessante é passar um pouco de canela em pó no local do corte.

Mude o vaso de lugar
Outra solução interessante para o cuidado de sua orquídea é mudar de lugar o vaso em que ela está após a floração, pois durante este período ela precisará de mais ou menos luz e água, dependendo da espécie que estiver sendo cultivada. Em geral esta planta gosta de locais iluminados e com alto nível de umidade. Porém, é preciso ter cuidado com a incidência direta do sol, que pode ser filtrado com o fechamento de cortinas.

Conheça a espécie de sua flor
Este passo é importante para que você entenda o que funciona com sua planta, se ela precisa de mais ou menos luz ou então pouca ou muita umidade, isso dependerá de cada espécie, por isso é importante saber o nome científico de sua orquídea para poder pesquisar um pouco mais sobre suas preferências. O ideal também é observar sua flor para identificar as características que ela apresenta, pois isto é uma boa dica sobre a qualidade do cultivo. Por exemplo, se as folhas estão com uma coloração verde escura significa que a orquídea está recebendo pouca luz solar e rugas podem apontar uma desidratação.