Alecrim pode ajudar a melhorar memória da criançada

2015-04-10_190211

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva aromática que há muito tempo vem sendo associada à melhora da memória adulta. Recentemente, pesquisadores da Universidade Northumbria, na Inglaterra, descobriram que o óleo essencial feito de alecrim pode ser útil também para melhorar essa capacidade em crianças. A história do uso do alecrim remete à Grécia antiga, quando ele era ingrediente certo em comidas e chás, além de aliado à melhora da memória. Mais de mil anos depois, Shakspeare eternizou o poder da erva em “Hamlet”, quando a personagem Ofélia diz ao seu irmão Laerte: “Há alecrim, que é para lembrança”.
Para o experimento foram recrutadas um total de 40 crianças, de 10 e 11 anos, que participaram de testes baseados em diferentes tarefas mentais. Elas foram distribuídas aleatoriamente em duas salas, uma contendo óleo de alecrim difundido no ar e outra sem perfume, onde ficaram por dez minutos. Após isso, as crianças foram testadas individualmente sentadas a uma mesa ao lado do pesquisador. Após se apresentar a elas ele dizia: “Você está aqui para jogar alguns jogos de memória. Por favor, não fique nervoso e tente se lembrar ao máximo de tudo o que eu pedir”. As crianças que trabalharam na sala aromatizada alcançaram pontuações significativamente maiores em relação às que ficaram no ambiente sem perfume. O maior efeito foi visto em testes de memória com palavras.
O próximo passo dos pesquisadores é fazer novos ensaios em larga escala, envolvendo a aplicação do alecrim em ambientes educacionais.