341 mil doses vacinas devem chegar ao RS ainda nesta segunda-feira

2015-04-10_190211

Com a liberação para o uso emergencial de duas vacinas pela Anvisa neste domingo, o Geverno do Rio Grande do Sul está preparado para iniciar a imunização, com logística, seringas, agulhas etc,  até esta quinta-feira, 21.


Para começar são 4,5 milhões de doses da CoronaVac para todo o Brasi. Eduardo Leite, divulgou nesta manhã de segunda-feira, que o RS recebe 341 mil doses, das quais 311.680 vão para os grupos prioritários da população em geral e 30.120 para indígenas, também considerados prioridade.

Porto Alegre tem capacidade de armazenar  10 milhões de doses, distribuídas em 18 coordenadorias regionais, em  96 câmaras frias , cobrindo todos os municípios do Rio Grande do Sul. Somada à estrutura da Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre.

” Há uma perspectiva de que, chegando no dia 18, as doses sejam entregues no dia 19 e, no dia 20, seja feita a aplicação da primeira dose em Porto Alegre e nas sedes das coordenadorias”, detalhou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, os grupos prioritários para a campanha são profissionais na linha de frente em contato direto com o vírus, como pessoas que trabalham em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), centros de triagem e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); idosos em lares de longa permanência; idosos fora desses lares escalonados por faixa etária (mais de 80 anos; de 75 a 79 anos; de 70 a 74 anos); indígenas e quilombolas. A estimativa é que cerca de 1 milhão de pessoas façam parte dessas populações no Estado.