Agronegócio é responsável por segurar o PIB brasileiro

2015-04-10_190211

O agronegócio é o grande responsável por sustentar o PIB (Produto Interno Bruto) nacional, segundo uma pesquisa do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. O período analisado foi de janeiro a julho de 2017 e a safra recorde no campo resultou em crescimento de 5,81% no PIB-volume do agronegócio nos primeiros sete meses do ano.
No entanto, apesar dos bons números, não houve aumento de empregos no setor primário. O campo registrou queda de 3,1% no primeiro semestre de 2017, o que representam 580 mil postos de trabalho a menos. O quadro de desemprego foi acentuado para trabalhadores que atuam por conta própria e com baixa escolaridade.
Ainda, de acordo com o Cepea, como resultado desse movimento os rendimentos médios do trabalho obtidos no agronegócio tiveram ganho real na comparação entre semestres: “A queda das ocupações na agropecuária, caracterizada por menor rendimento frente aos demais segmentos, e das ocupações de trabalhadores menos instruídos frente às com maior grau de instrução, explica o aumento do rendimento médio no agronegócio”.
O faturamento em dólares do agronegócio também aumentou. O crescimento foi de 6% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Mas o Índice da Taxa de Câmbio Efetiva Real do Agronegócio se retraiu 17,8% e, em termos de volume, a maioria dos produtos apresentou redução nos embarques. Por isso, o faturamento do setor em reais recuou cerca de 9%.