Agricultura: localidades do interior receberam diversas ações em 2021

2015-04-10_190211

Melhorias em estradas, disponibilidade de horas-máquinas e incentivos às agroindústrias foram as principais medidas

O ano de 2021 foi marcado por muitas ações no desenvolvimento dos segmentos da agricultura familiar e agroindústria. Os incentivos passam por melhorias em estradas, campanhas de vacinação para os animais, disponibilização de horas-máquinas e muitos outros incentivos à produção no campo.

Para reiterar o desenvolvimento desta cadeia produtiva, a secretaria municipal da Agricultura disponibilizou alguns dados nesta quarta-feira, 22, que reforçam às práticas do Poder Público junto às comunidades rurais.

Um dos pontos em destaque se refere aos trabalhos nas estradas. Ao longo de 2021 foram patrolados pelo menos 2.685 quilômetros nos quatro distritos: Tuiuty, Faria Lemos, Vale dos Vinhedos e São Pedro. Em algumas localidades os serviços de patrolamento ocorreram mais de uma vez. Além disso, foram feitos 2.395 quilômetros de trechos roçados, destacando um ano de diversos serviços.

Incentivo às agroindústrias

Já na agroindústria, houve recorde no número novas empresas familiares. Atualmente o município conta com 42 iniciativas dos mais diversos segmentos de atuação. A secretaria se preocupa em disponibilizar para as famílias um processo ágil de legalização e desenvolvendo das atividades, facilitando seu crescimento e divulgação.

Máquinas Terceirizadas

O programa forneceu aos agricultores máquinas terceirizadas, para realizar serviços nas propriedades rurais, visando melhorar as condições de produção e escoamento rural, fortalecendo sua permanência no campo. Ao longo do ano foram 775 talões de agricultores atendidos.

Programa troca-troca

Outro destaque está no Programa Estadual Troca–Troca de Sementes de Milho, que disponibiliza variedades de sementes de milho para os agricultores com preço inferior ao praticado no mercado e prazo de pagamento estendido. Em 2021 foram 37 agricultores beneficiados e 66 sacos de sementes de milho entregues.

Feiras

As diversas feiras realizadas possibilitaram o escoamento rural para a agricultura familiar, através da comercialização de hortifrutigranjeiros, produtos industrializados de origem animal, vegetal e farináceos, obedecendo as exigências legais. Somente na Feira do peixe vivo foram comercializados 20 mil quilos de espécies.

Vacina Brucelose

A SMDA organiza o processo de vacinação, proporcionando aos agricultores acesso à vacina Brucelose, obrigatória para bezerras de 03 a 08 meses de idade. O produtor que não vacinar estará sujeito à multa e não poderá requerer GTA (Guia de Trânsito Animal), necessária no caso de abate ou transporte de animais. Ao longo do ano foram atendidos 52 agricultores e realizadas 67 vacinas.