ACBF se reapresenta para temporada 2018

2015-04-10_190211

A temporada 2018 começou oficialmente no último dia 16, para a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF). Jogadores e comissão técnica foram apresentados para a diretoria e para a imprensa que esteve presente no Centro Municipal de Eventos.
O supervisor Lavoisier Freire Martins abriu a apresentação lembrando do fato de a ACBF ser eleita a segunda melhor equipe do planeta. Depois, ele apresentou os jogadores e comissão técnica e exaltou o bom ambiente no primeiro dia de trabalho. “Nunca tivemos uma representatividade tão grande numa apresentação como hoje. Nunca tivemos uma apresentação tão alegre. Que a gente possa chegar no final do ano sorrindo e com muitos títulos”.
Bolivar Zuanazzi assumiu a presidência da ACBF em janeiro e abriu a apresentação desejando as boas-vindas aos atletas. “Convido vocês, atletas, a fazerem parte dessa equipe para buscarmos mais títulos esse ano. Para conseguir títulos, temos que trabalhar forte. E para isso, a ACBF não medirá esforços para dar toda a estrutura para vocês trabalharem”
O prefeito em exercício de Carlos Barbosa, Beto Da-Fré, esteve na apresentação do time e valorizou a importância do time laranja no mundo do futsal. “A ACBF não é mais só de Carlos Barbosa. A ACBF é do mundo e vocês têm a alegria de nos representar. Não tenho dúvidas que teremos um ano de muitas realizações e muitas vitórias. Nossa cidade gosta de futsal. Nossa cidade respira futsal”.
Clovis Tramontina, presidente de honra vitalício da ACBF, também saudou o grupo, fez brincadeiras com os atletas, mas salientou a seriedade do clube. “Aqui se respira futsal. Na ACBF é proibido falar de política, futebol ou religião. Somente futsal. Isso levou a ACBF onde ela está hoje”.

Entre os melhores
O site Futsal Planet divulgou em janeiro deste ano o resultado dos melhores do mundo. A conquista da Supercopa e da Libertadores da América em 2017 fez da ACBF o segundo melhor time do planeta. Atrás apenas do Movistar Inter, da Espanha. Marquinhos Xavier foi eleito o quinto melhor técnico de clubes do mundo.
O prêmio para melhor clube do mundo teve 209 votos de jornalistas e especialistas do futsal do mundo todo. A Movistar Inter foi escolhida a melhor do mundo com 947 pontos. A ACBF ficou em segundo com 499, seguido pelo Sporting, de Portugal, com 490. Em quarto lugar, o Joinville com 334 pontos.
O supervisor Lavoisier Martins comemorou e afirmou que o resultado é fruto de muito trabalho que começou em 2015. “É uma grande conquista. Ser o segundo melhor time do mundo tem uma tremenda repercussão. É sinal que o trabalho desse ciclo, que já vai para o quarto ano, vem dando resultado. Não é a conquista só de um ano. É um trabalho que começou em 2015 com a ACBF ganhando pelo menos um título de expressão por ano. Estou muito feliz por tudo isso. Tenho a certeza que logo a ACBF estará no topo. Falo pela estrutura que temos e pelas conquistas. Parabéns a todos, comissão técnica, diretoria e a todos que fazem parte dessa história”.
Marquinhos Xavier, que também representou a ACBF entre os indicados, foi eleito o quinto melhor técnico do mundo com 299 pontos. Jesús Velasco Tejada, do Movistar Inter, foi escolhido o melhor treinador seguido pelo brasileiro Cacau, do Kairat (Cazaquistão), do espanhol David Martin Ortega, da Luparense C5 (Itália), e do também brasileiro Eduardo Sao Thiago Lentz “Duda”, do Elpozo (Espanha).
O técnico do time laranja já havia ficado em 5º lugar em 2015 e valoriza o fato de estar entre os melhores. “Recebo o resultado com muita alegria. Para mim, a 5ª colocação é tão importante quanto o primeiro. Para nós treinadores que estamos no Brasil e concorrer com treinadores de fora sempre é mais difícil. Existe um glamour especial nas competições europeias.
O peso das competições daqui, em termos de visibilidade, é diferente. Mesmo ganhando a Liberadores é complicado competir com quem ganha uma UEFA. Então para mim é uma posição importante. Independente disso, estou feliz pela indicação é a segunda em três anos. Vamos seguir trabalhando para manter a equipe sempre entre as melhores do mundo”, disse Marquinhos.

Compromissos marcados
A ACBF já tem os primeiros compromissos confirmados para a pré-temporada 2018. O time laranja tem agendado quatro amistosos, além da participação na Copa Três Coroas. O primeiro amistoso da temporada será no dia 03 de fevereiro, em São Sepé. A partida será contra o La Máquina, que representa a cidade gaúcha na Série Bronze. Depois, o time da Capital Nacional do Futsal terá o primeiro torneio do ano. A Copa Três Coroas ocorrerá no município da Serra Gaúcha nos dias 16 e 17 de fevereiro e, além da ACBF, terá a participação do Jaraguá, Três Coroas Futsal e UJR.
Ainda no mês de fevereiro, a ACBF terá um grande teste. Para o dia 21, está confirmado o amistoso contra o atual campeão da LNF, o Joinville, em Santa Catarina. No dia 1º de março, data do aniversário de 42 anos do Clube, a ACBF faz a sua primeira apresentação em casa contra o Joaçaba. As equipes voltarão a se enfrentar em mais um amistoso no dia 8, desta vez, em Santa Catarina, na casa do adversário.
A LNF está prevista para começar no dia 15 de março. Já a estreia na Liga Gaúcha deverá ocorrer em maio. Além destas competições, o time laranja participará da Copa Libertadores da América.