A pesar de estar dentro da média, chuvas diárias podem prejudicar a qualidade da uva

Monte Belo 2015-04-10_190211
SAMSUNG CSC

Segundo informações dp técnico da área de metrologia da Embrapa, Adriel Marconatto o mês de janeiro, apesar de parecer ter chovido bastante, a precipitação pluviométrica ultrapassou bem pouco a média histórica de 140mm, alcançando a 147mm.
Nos primeiros dias de fevereiro a tendência se mantém com 38 mm de precipitação nos primeiros 12 dias do mês, que tem a média histórica de 130 mm.
Ao longo da terça-feira, a baixa pressão se desloca em direção a alto-mar, mas mantém as condições para chuva forte em pontos isolados da metade norte gaúcha, o que inclui as regiões de Porto Alegre, , Bento Gonçalves e Passo Fundo. Nas outras áreas do RS o tempo fica firme com a entrada de uma massa de ar mais seco.
A partir de quarta-feira o Estado permanece com risco de chuva mais forte, especialmente na metade sul . Na quinta e na sexta-feira a aproximação de uma frente fria provoca temporais mais generalizados na região de fronteira com o Uruguai.

Qualidade das uvas

Segundo Mauro Zanus Chefe da Embrapa Uva e Vinho em 2016 os agricultores tiveram uma safra ruim , pois coincidiu com o fenômeno El Niño produzindo várias alterações climáticas que interferiram nos dias de chuva,horas de frio e sol, fazendo com que a safra tivesse uma produtividade perto dos 50% de produtividade.
“Este ano está acenando com uma excelente produtividade” revela o enólogo e pesquisador. Tivemos um inverno forte com dias de frios necessários, complementa para comemorar: ”vamos restabelecer os estoques de vinhos e sucos que perdemos o ano passado”.
“Este ano observamos um melhor desempenho do tempo que dezembro de 2015, que foi péssimo quando choveu demais e prejudicou a qualidde da safra, já o dezembro de 2016 não foi chuvoso,” relembra.
Mas, ficar dentro do normal de precipitação pluviométrica em janeiro, que é 140 mm, já é bastante chuvoso,” alerta o pesquisador.
“Nós esperávamos um tempo mais seco, por causa do La Niña e não se confirmou, destaca o pesquisador, alertando que “teremos condições de tempo bastante aleatórias pois não temos nenhum dos dois fenômeno para nos guiar”
“As uvas precoces já foram colhidas e agora os agricultores estão colhendo as uvas intermediárias como a riesling itálico, trebiano, e em algumas áreas a merlot. Estamos aguardando, e torcendo que chova menos que agora, se não a maturação das uvas vão ser prejudicadas, comprometendo o teor de açúcares e cor.”
“Infelizmente, alerta o pesquisador, a tendência será que o agricultor colha a uva antes do total amadurecimento para evitar a podridão”, enfatiza.