A mesma história de novo?

2015-04-10_190211
A partir da repetição das palavras, os pequenos aprendem melhor a formar frases

Por que as crianças gostam de ouvir a mesma história todas as noites

 

Muitos pais chegaram num ponto em que já decoraram toda a história que o pequeno pede para ouvir antes de dormir. Talvez essa rotina noturna pareça uma tortura para os pais, mas para as crianças parece que é tudo novo. Mas porque eles gostam tanto da repetição?
Certamente estar perto dos pais à noite traz muito conforto aos filhos e ler para os filhos cria vínculos importantes. Muito além disso, e não menos importante, estão questões do desenvolvimento social e cognitivo da própria criança. Pode soar estranho, mas o que acontece é que as mesmas palavras ditas todas as noites ampliam o vocabulário das crianças.
A partir da repetição das palavras, os pequenos aprendem melhor a formar frases. Os pequenos estão atentos ao que ouvem com frequência e assim são capazes de processar melhor as palavras e a realmente lembra-las. As histórias e canções de ninar repetem ideias e versos para que marquem, de fato, a memória dos pequenos.
Mas além da alfabetização, esse fenômeno vai além ao oferecer aos pequenos algo que eles anseiam: o controle. A simples rotina de ler o mesmo livro varia vezes dá a eles a oportunidade de começar a estruturar o seu próprio mundo. Eles sabem o que vai acontecer, tanto na história quanto no fato de que há um momento reservado para isso no seu dia.

Mudanças
Apesar de gostarem da repetição, em um determinado momento elas mesmas vão sugerir uma mudança. Mas os pais não devem se animar muito! Provavelmente elas vão buscar uma pequena alteração naquilo que é lhe dito diariamente, no intuito de conhecer coisas novas, mas mantendo o ritual da história para dormir. É bem provável que ela traga uma sugestão, por ter conhecido uma nova história na escola ou por ter ouvido de um amigo algo diferente. E perceba que ele não se distancia muito do gênero que costumam ler juntos, justamente pela questão do controle. Mas estará ávido por novas rimas e versos que ampliem seu vocabulário e o façam crescer como indivíduo.

 

Fonte: Sempre Família