A estação do ano que seu filho nasceu determina as alergias que ele carregará na vida

2015-04-10_190211

Segundo último estudo sobre alergias a época do ano deixa uma marca nos genes das crianças, tornando-o mais suscetível a determinadas doenças respiratórias

 

O estudo da Universidade de Southampton, na Inglaterra, parte do princípio da epigenética — corrente da medicina que prega que fatores externos ao nosso corpo conseguem fazer com que alguns de nossos genes sejam ativados ou desativados. De acordo com a pesquisa, a estação do ano em a criança nasce deixa uma marca nos seus genes, e essa característica pode torna-la mais suscetível a alergias e doenças respiratórias. Quem nasce durante o inverno ou outono, por exemplo, é mais vulnerável a viver espirrando do que os nascidos em outras estações.
Os ingleses dizem que diversos fatores podem ser responsáveis por essa ativação genética. As causas incluem a variação de luz solar (que pode afetar os níveis de vitamina D), quantidade de alergênicos como poles e ácaros (que varia de acordo com a estação), o tempo até a primeira infecção peitoral (resfriados são mais comuns no inverno) e a dieta maternal (preço e disponibilidade de frutas e vegetais variam por época) , defende Gabrielle Lockett, coautora do estudo.
A relação entre doenças e a estação do ano já havia sido traçada por outros estudos. Em 2015, a Universidade de Oxford afirmou que o mês de seu nascimento está intimamente ligado às chances de você desenvolver doenças cardíacas; e em 2010, pesquisadores australianos traçaram um paralelo entre os aniversários e a tendência à esquizofrenia.