A boa relação entre avós e netos provoca marcas inesquecíveis

2015-04-10_190211

A possibilidade de convivência com os avós não é uma realidade para todos, mas aqueles que possuem esta oportunidade recebem de seus avós um amor incondicional que é traduzido com segurança e afeto, sensações insubstituíveis e inesquecíveis.
As marcas deixadas no coração de seus netos nunca se apagarão. Aquele abraço, o cuidado, a felicidade em passar momentos juntos, as histórias, aquela comida da avó ou o passeio com o avô são guardados em um lugar muito especial na memória.
Sempre existiram inúmeras formações familiares e nas últimas décadas com a presença cada vez mais ativa da mulher no mercado de trabalho, dentre muitas mudanças e consequências, houve a necessidade de deixar os filhos com os avós.
Alguns pais não entram em consenso com aos avós quanto á educação dos filhos, muitos acreditam que os avós não têm obrigação de educar, outros acham que “não atrapalhando já está bom”, enquanto outros delegam aos avós esta difícil missão, a educação.
Deixar os filhos com os avós enquanto trabalham, é uma escolha de muitas famílias, que enxergam como uma oportunidade de consolidação dos vínculos entre avós e netos, além de uma forma de deixar o seu bem mais precioso com alguém que confia muito nos cuidados e ensinamentos e em muitos casos é uma forma dos pais ajudarem os filhos na questão financeira.
A convivência com os avós auxilia na formação de caráter e personalidade dos netos, estimula a paciência, respeito e cuidados, mas também pode trazer algumas relações conflitantes, principalmente enquanto os netos ainda são crianças.
Com este movimento, surgem situações muito delicadas. Até onde os pais tem obrigação em ajudar os filhos em relação aos netos? Os filhos podem cobrar dos pais essa “ajuda”? E o espaço dos idosos, para realização de suas atividades? E se eles estão cansados e fisicamente já não conseguem cuidar de uma criança?
Quando essas questões não são resolvidas de forma conversada entre os envolvidos, pode evoluir para situações delicadas e graves e até mesmo resultar na Síndrome do Avô Escravo.
A Síndrome é uma decorrência de responsabilidades em demasia, que acomete os avós que não tem como e nem sabem de que forma dizer não, muitos deles estão acuados em uma rotina de responsabilidades que não lhes pertence.
A ajuda de forma saudável pode trazer muitas vantagens aos avós e aos netos, relações de cumplicidade construídas com muito amor, mas os limites dessa relação devem ser muito bem estabelecidos para que seja uma experiência enriquecedora para todos.

De quem é a tarefa de educar?

A ligação entre os avós e netos é muito importante para ambos

Os especialistas afirmam que a tarefa de educar os filhos cabe aos pais, os avós devem auxiliar quando solicitados pelos seus filhos e ajudar tão somente e não carregar para si uma responsabilidade que não lhes pertence, ser avó/avô de ser uma tarefa leve, que traga doçura, amor, carinho e cuidados e nunca um fardo pesado a se carregar.
Uma questão delicada é quando os pais ditam as regras e os avós não seguem, muitos acabam deixando o neto fazer tudo, inclusive desautorizando os pais. Para que os conflitos não aconteçam ou minimizar os mesmos, é necessária uma conversa franca entre os envolvidos. Não falar o que incomoda pode trazer consequências bem desagradáveis.

Dicas que podem facilitar a boa convivência entre pais, avós e netos


Não dê ordens ou mil regras aos avós, a confiança é motivo pelo qual você deixa seu(s) filho(s) com eles, então, confie e respeite a vivência e feeling deles, afinal eles já cuidaram de você;
Cabe aos avós se atualizarem e informarem sobre os novos padrões de comportamento, métodos de educação e tratamentos de saúde, eles podem fazer isso acompanhando a rotina dos netos alguns dias como idas ao pediatra e ás reuniões na escola;
É importante à definição dos papéis e confiar uns nos outros quando a vivência e tudo o que os avós sabem e também a autoridade dos pais quanto ás decisões em relação aos filhos;
Alguns desentendimentos são naturais e podem vir a acontecer, quando ocorrerem nunca discutam na frente das crianças, deixe as coisas se acalmarem e conversem em outro momento, mostrando ás informações de forma pacífica.
Caso as crianças fiquem sempre na casa dos avós, é necessária e delimitação de mais limites e consequentemente mais regras, pois o cotidiano envolve muitos detalhes.
É inegável e incontestável a autoridade dos pais, entretanto se eles necessitam soa avós para que cuidem de seus filhos, também devem ouvir ás opiniões e o que os avós pensam.
Pesquisas apontam inúmeros benefícios aos netos da relação com os avós, dentre eles:
A relação ajuda os netos a entender e interpretar a história da família. Saber das histórias e de como tudo aconteceu na família;
Podem ensinar muitas habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo de uma vida inteira;
Em muitos momentos em decorrência de toda sua vivência podem ser muito sábios e oferecerem conforto, encorajamento e conselhos.
Transmitem aos netos traços muito importante de caráter, dando a eles exemplos éticos e de responsabilidade;
Gostam de momentos de lazer com os netos e com isso acabam trazendo brincadeiras para a vida das crianças que eles não conhecem;
Podem ajudar os netos financeiramente, inclusive trazendo dicas e ensinamentos que lhes permita uma vida financeira saudável.

Benefícios que os netos trazem aos avós

A troca de experiências e vivências entre as gerações

Uma relação saudável e feliz entre os avós e netos podem ajudar a reduzir os sintomas da depressão para ambos. A criança proporciona aos avós tempos de distração, alegria e renovação, podendo lhes trazer muitas sensações maravilhosas, até mesmo de juventude;
Os netos ajudam os avós a serem mais ativos, pois a convivência estimula o idoso a realizar maior movimentação, para brincar, passear e diversas outras atividades que podem fazer juntos.
A troca entre as gerações é muito positiva, os netos podem ensinar aos avós sobre as atualidades e particularidade do mundo em diversos aspectos, tanto em relação á tecnologias quando a forma de vestir-se e se comportar.

Os sintomas das Síndromes são vários que podem ser de psicológicos a físicos

Fadiga e exaustão;
Agravamento de doenças;
Stress;
Sensação excessiva de apego;
Redução da vida social;
Pouco tempo livre;
Discussões familiares.

 

Suporte que os avós dão aos filhos e netos e que muitas vezes pode os deixar muito sobrecarregados

Cuidados e responsabilidades excessivas com os netos podem trazer tristeza e sufocamento aos avós

Apoio financeiro: Muitas vezes os avós ajudam os netos e filhos em uma proporção tão alta que os limita em suas atividades e despesas, muitos até se desfazem de economias de uma vida inteira para este fim;

Cuidados no dia a dia: Os filhos deixam os netos com os pais para poderem trabalhar e delegam aos mesmos a responsabilidade em leva-los para todos os lugares, seja escola, médico, atividades e também cuidar deles quando eles estão em casa;

Auxílio em tarefas do lar: A limpeza doméstica muitas vezes fica a cargo das avós que ficam o dia com os netos, e vão da limpeza da casa ás compras de supermercado e ainda fazem as refeições.

 

Vantagens para os avós

Ele se sente útil e menos sozinho;
Intensifica relacionamentos;
Sente-se feliz;
Realiza atividades dinâmicas e novas;
Ele recebe afeição de seus netos.