9 itens para substituir plástico e papel na sua casa

2015-04-10_190211

Soluções práticas para reduzir o lixo e deixar sua casa mais sustentável

Estima-se que, em média, o ser humano consome os recursos naturais 1,7 vez mais rápido do que os ecossistemas do nosso planeta podem se regenerar. Uma realidade que podemos começar a transformar com mudanças pequenas de hábito, como a substituição do plástico e do papel no nosso dia a dia.

1. Potes de vidro
Um dos hábitos mais fáceis de mudar é o uso de plástico filme na hora de guardar alimentos na geladeira. Basta substituir o item por potes com tampa. Eles são laváveis e ainda podem ser usados na hora das compras por quem já adotou o consumo a granel.

2. Guardanapo de pano
Nada de deixar os guardanapos de pano apenas para eventos formais. O item pode reduzir significativamente o volume de lixo da casa, além de preservar a natureza. Afinal, infelizmente, guardanapos de papel usados não são recicláveis.

3. Copo retrátil e reutilizável
Dentro de casa, em geral, este problema não aparece. Mas, basta ir até a esquina para se deparar com copos e garrafas descartáveis. E é para evitar este consumo excessivo que surgem os copos dobráveis e reutilizáveis. Eles são fáceis de guardar na bolsa e, por serem de silicone, funcionam tanto para bebidas quentes quanto frias.

4. Canudos reutilizáveis
Tem vezes que o copo ou a garrafa são descartáveis, mas tem vezes que eles são de vidro, está tudo certo, e aí incluem um canudinho de plástico. Opção que começa a ser proibida em alguns estados e tem uma bela alternativa sustentável. Os canudos reutilizáveis podem vir em vários tamanhos e formatos e, em geral são feitos de inox, vidro ou bambu.

5. Escova de dente de bambu
Feitas com muito plástico e idealmente descartadas de três e três meses, as escovas de dente são itens indispensáveis, mas também bastante poluentes. Daí a proposta de usar versões biodegradáveis, como as cada vez mais comuns escovas de dente de bambu. Que além de sustentáveis ficam lindas na pia do banheiro.

6. Ecobag
Quando a palavra de ordem é reduzir, colecionar sacolinhas de supermercados, farmácias e outros estabelecimentos não faz muito sentido. É aí que entram as já famosas, e cada vez mais estilosas, eco-bags. Uma solução prática que deve acompanhar você para todos os lados.

7. Talheres para bolsa
Vai viajar? Comer em um fast food? Ou só tomar um cafezinho? Em todos essas opções você provavelmente vai se deparar com um garfo, uma faca ou ao menos uma colherinha de plástico. Itens que podem ser substituídos por objetos reutilizáveis como esse kit de talheres de bolso.

8. Filtro de café reutilizável
Seja usando filtros de pano, ou versões mais hi-tech, substituir os filtros de papel é uma forma bem fácil de começar a reduzir o volume de lixo que você produz. Uma solução simples, que nossas avós já estavam cansadas de fazer.

9. Bucha vegetal
Nem sempre paramos para pensar, mas o fato é que as tradicionais esponjas de lavar louça não são recicláveis e nem compostáveis e vão direto para o aterro sanitário. Para substituir? Uma boa opção são as buchas vegetais, já tão usadas para o banho.