8 livros para incentivar a leitura aos pequenos

2015-04-10_190211

Até para os mais pequeninos, mostrar livrinhos e contar história ajuda no processo de desenvolvimento

Que a leitura é importante, todos sabemos. Mas ela faz mais do que exercitar o cérebro, principalmente nas crianças. Ainda que em idades onde não sabem ler, contar histórias para os pequenos, mostras as figuras, introduzir personagens e ensinar lições por meio dos livros, os ajuda a desenvolver diversas habilidades congnitivas.

Segundo o blog Leiturinha, a leitura é uma atividade que além de ser uma delícia de ser feita em família traz inúmeros benefícios para a criança e, também, para os pais, como:
– Fortalece a conexão com quem lê para a criança (pais, familiares ou cuidadores); Desenvolve a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio;
– Estimula a curiosidade, a imaginação, a criatividade; Ajuda a criança a perceber e a lidar com sentimentos e emoções; Auxilia no desenvolvimento da empatia (capacidade de colocar-se no lugar do outro);
– Minimiza problemas comportamentais, como agressividade; Desenvolve a linguagem oral.
– Estudos indicam que a leitura pode ser iniciada ainda durante a gestação, sendo um hábito que estimula o bebê.
– Mesmo assim, a leitura deve ser um hábito, e não uma obrigação, pois pode se tornar cansativa, ou apenas uma atividade que não agrada a criança, e sim outros tipos de estímulos.
– Cada fase do desenvolvimento, conforme os anos vão passando, exigem um tipo específico de leitura, além de corresponder a tipos diferentes debenefícios para os pequenos, por isso, selecionamos alguns títulos que podem ser lidos junto com as crianças, proporcionando momentos bons entre pais e filhos, além de ser um hábito ótimo de se incentivar!