2015-04-10_190211
É importante os pais estabelecerem limites às crianças para elas não se tornarem mimadas

Mesmo que você não tenha filhos, provavelmente já presenciou cenas como:

– criança se jogando no chão e gritando porque não recebe o que quer na hora que está pedindo;
– criança gritando (e até batendo) nos pais porque não ganharam o que querem, na hora que querem;
– criança jogando comida no chão porque não é o que quer comer.

Pois esse comportamento é de criança mimada e indica, sim, falta de educação. A pergunta de porquê em uma época atrás mães tinham mais de dez filhos, e não sofriam com este problema paira no ar. Ou seja, uma geração de “crianças mimadas” está se formando por uma mudança social e até econômica. Uma das causas pode ser a ausência das mães, que trabalham e a ligação das crianças com aparelhos tecnológicos.
O problema é que a culpa dos pais acaba desencadeando um comportamento vicioso. Os pais não querem repreender a criança porque sentem culpa por não passar mais tempo com ela. Os filhos percebem essa culpa dos pais e usam ao seu próprio favor, testando limites e – também – a paciência.
Nesses casos, os pais devem ser firmess. Por mais que a culpa bata, devem saber que os limites são essenciais na educação dos filhos e que são eles – os pais – que sabem o que é melhor para as crianças durante a infância. Isso significa saber se comportar durante um passeio e até comer o que os pais indicam, já que os adultos têm mais experiência para saber o que faz bem do que uma criança.

Parece lógico, mas muitos pais têm dificuldades em colocar limites nas crianças e terceirizam essa função, seja para a escola ou para especialistas.
Tenha controle da situação. Lembre-se: quem sabe o que é melhor para as crianças são os adultos e não elas.
Seja firme. Não volte atrás em uma decisão. A criança precisa confiar e sentir-se segura com a decisão do adulto.
Não sofra. Saiba que dar limites é positivo para a criança. Uma criança mimada é manipuladora e sabe o “ponto fraco” dos pais. Não caia no jogo.
Fuja do consumismo. Não tente compensar o tempo que você passa fora com presentes. O que vale é a qualidade do tempo também, portanto, presentes, só em datas especiais.
Dê tarefas para que as crianças cumpram de acordo com a idade e maturidade delas. Estimule a independência.
Faça combinados e mantenha as regras. Antes de sair de casa para um passeio, lembre os acordos da família: nada de birra, manha ou pedir para comprar alguma coisa. Não dá para fazer tudo o que as crianças querem, isso prejudica um crescimento saudável!