5,2 mil kits gratuitos para TV digital já foram entregues

2015-04-10_190211
Out of focus TV LCD set and remote control in man's hand isolated over a white background.

A entrega dos kits gratuitos em Bento Gonçalves já alcançou 70% da meta até a segunda semana de fevereiro. Segundo a responsável pelas entregas, a Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV (Seja Digital), dos 7.476 kits disponíveis, já foram retirados 5.236, ou seja, 70%, e restam ainda 2.240. Em contrapartida, em Monte Belo do Sul, dos 43 kits disponíveis, só restam dois para a retirada.
Para a gerente regional da Seja Digital, Marcia Cavalcante, por falta de conhecimento, algumas pessoas ainda não retiraram os kits. “As pessoas não se inscreveram para receber o kit. Elas estão inscritas em outros programas sociais. Por isso, talvez não saibam que têm direito ao benefício”.
O kit é composto por antena digital e conversor com controle remoto, que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital. Além de retirar os equipamentos, é importante fazer a instalação para vivenciar a experiência com a TV digital. “Nossa indicação é a instalação logo depois da retirada, principalmente por causa da topografia da Serra Gaúcha. Há casos do sinal de alguma emissora não pegar bem, assim como já acontecia no analógico. Por isso, o usuário deve instalar logo e verificar. Caso tenha problemas, tem que remeter para a emissora, entrando em contato com eles por e-mail ou telefone”, orienta. A gerente acrescenta que depois do dia 14 de março o sinal será desligado e os aparelhos de televisão antigos que não tiverem com o conversor, irão transmitir um “chuvisco na tela”.
Os kits que sobrarem depois de março, de acordo com Márcia, serão levados para outras localidades onde haverá o desligamento do sinal analógico. “Podem ser levados para o Sul do Estado, onde haverá a próxima etapa, ou até mesmo outros estados”, pontua.

Como fazer
Para verificar se o nome está na lista para a distribuição de kits digitais, é preciso ligar para o 147. Quem estiver inscrito em algum dos 20 programas sociais que participam da ação, têm direito ao benefício. Caso o nome esteja na lista, a orientação é agendar a retirada (que pode acontecer em um dia). Em Bento Gonçalves, o ponto de entrega é na agência dos Correios. Lá, os usuários receberão um breve curso de instalação. Na hora da entrega, o beneficiário assinará um termo que se compromete a não vender o kit.

Balanço dos kits gratuitos digitais
Bento Gonçalves
Total disponível: 7.476
Já retirados: 5.236
Restam: 2.240
Monte Belo do Sul
Total disponível: 43
Já retirados: 41
Restam: 02