38ª Convenção Gaúcha de Supermercados supera expectativas de público e negócios

2015-04-10_190211

A Expoagas, maior feira voltada ao setor varejista do Rio Grande do Sul, aconteceu entre os dias 20 e 23 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre

A expectativa de movimentação de mais R$ 520 milhões em negócios foi superada, e a Feira encerrou com R$ 539 milhões em negociações feitas entre visitante e expositores, o que representa um crescimento de 6% em relação à edição anterior da Feira.
Os mais de 50 mil visitantes, de 275 municípios gaúchos e 420 cidades do país, conferiram os stands de 372 empresas expositoras, que nesta edição apresentaram mais de 800 novidades ao mercado.

Pesquisa
Durante os dois primeiros dias da feira, o Instituto Segmento Pesquisas entrevistou 100 dos expositores para saber o grau de satisfação e a percepção geral sobre o evento. O estudo mostra que 81% dos participantes ouvidos ampliaram sua carta de clientes; e 64% dos expositores informaram ter realizado negócios com compradores de outros segmentos.

Visitantes da Expoagas
82% dos visitantes foram do varejo, os supermercados representaram 63,4% do total, seguidos de açougues (11%), farmácias (5,4%), lojas de conveniência (5,1%) e padarias (3,1%).
6,9 mil companhias estiveram representadas na Convenção, oriundas dos 27 estados brasileiros e de outros 12 países – incluindo uma comitiva da Tunísia, estreante entre os visitantes.

Autoatendimento
As mudanças provocadas pelas tecnologias, foram temas de vários seminários apresentados durante a Feira. O Presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo avalia o consumidor gaúcho como conservador em relação aos novos formatos , para ele, o mercado tradicional está longe do fim.
O presidente da Agas, afirmou que o pedido eletrônico é uma das tendências no Estado, o consumidor compra produtos pela internet e os retira na loja, organizando a rotina, Longo acredita que esta é uma oportunidade que tem de ser aproveitada.

Tendências e hábitos de consumo
Tradicional termômetro de vendas e de hábitos de consumo para o varejo, a Expoagas 2019 evidenciou categorias que deverão se destacar nas gôndolas dos supermercados neste segundo semestre.Além de expositores de alimentos funcionais e que denotam preocupação com a saúde e o bem-estar dos consumidores, outras categorias puxaram o resultado positivo da feira de negócios: equipamentos, produtos de limpeza e bebidas mereceram especial destaque pelo desempenho nas vendas.

Medicamentos nos supermercados
Durante sua fala, o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo afirmou que os supermercados defendem a liberdade econômica e querem oportunizar as mesmas oportunidades e os mesmos fornecedores de que dispõe para toda a cadeia.
Neste sentido, Longo defendeu a comercialização de medicamentos que não necessitam de receita nos supermercados. “Já que estes produtos já estão ao alcance dos consumidores no autosserviço das farmácias, sem necessidade da chancela do farmacêutico”, lembra o presidente da Agas.

Expoagas 2020
A Feira do ano que vem, já tem data marcada: ocorrerá de 18 a 20 de agosto, novamente no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, com o tema “Amplie os bons negócios”.