12 remédios caseiros para rosácea que funcionam

2015-04-10_190211
og:image

Você sabe o que é acne rosácea? Essa é uma doença vascular inflamatória crônica que atinge até 10% das populações estudadas, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Ela começa com rubor e leva a vermelhidão permanente, inchaços, espinhas, cabelos quebradiços e, eventualmente, espessamento da pele ao redor do nariz.

Os principais sintomas de rosácea são pequenos caroços (não acne) nas bochechas, nariz, testa e queixo; nariz vermelho e bulboso; sensação de queimação ou ardência em seu rosto; vasos sanguíneos parecidos com aranhas no rosto; olhos ardentes ou irritados. A exposição ao sol e ao vento, exercício físico, clima quente, estresse, consumo de álcool, alimentos picantes, medicamentos, bebidas aquecidas, umidade e cosméticos podem ser gatilhos desencadeadores da rosácea. Os tratamentos convencionais para essa condição geralmente incluem antibióticos ou uma terapia muito cara e dolorosa que envolve raspar camadas de pele. Mas, calma, existem algumas maneiras muito eficazes e naturais para acalmar a pele inflamada e vermelha.

Controle do estresse
Antes de qualquer coisa, tente diminuir o estresse, pois nenhum tratamento vai resolver se você continuar estressada. O estresse crônico é perigoso para a saúde e agrava os sintomas da rosácea.
Controlar o estresse não só ajudará a reduzir o rubor e a inflamação em seu rosto, mas também contribuirá para melhorar a saúde geral.

Chá Verde
Em estudo, pessoas tratadas com extrato de chá verde tiveram uma redução de 70% nos sintomas de rosácea. Refrigere uma xícara de chá verde por cerca de trinta minutos e aplique-o na área afetada.

Farinha de aveia
Aveia contém avenantramidas, antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias. Ela ajuda não só a reduzir o inchaço, mas também alivia a coceira e a irritação. Moa um punhado de aveia orgânica e misture meia xícara de aveia com água. Aplique na pele e deixe por cerca de vinte minutos. Enxágue com água fria e seque. (não esfregue sua pele, pois isso causará mais irritação).

Óleos essenciais
O óleo essencial de tea tree, também conhecido como óleo de melaleuca, possui poderosas propriedades antissépticas. Óleo essencial de lavanda contém propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas, antissépticas, antibacterianas e antimicrobianas. Para fazer um remédio calmante de óleo essencial para a rosácea, combine uma colher de sopa de óleo de abacate com uma gota de óleo de lavanda e uma gota de tea tree. Agite e aplique na área afetada todas as noites antes de dormir.

Babosa (aloe vera)
A babosa é um hidratante natural e desintoxica a pele quando aplicada externamente. Ela contém auxinas e giberelinas, hormônios que ajudam a reduzir a inflamação e a vermelhidão. Aplique o gel na área afetada duas vezes por dia.

Vinagre de maçã
Beber uma colher de chá de vinagre de maçã combinado com uma xícara de água morna e uma colher de chá de mel cru pode ajudar a equilibrar os níveis de pH e melhorar as bactérias do intestino, o que reduzirá os sintomas da rosácea.Você também pode misturar duas colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico com oito colheres de sopa de água e aplicar na pele. Deixe por dez minutos. (use apenas vinagre de maçã orgânico e não filtrado).

Óleo de linhaça
O óleo de linhaça contém ácidos graxos ômega 3 que não apenas reduzem a inflamação, mas também promovem a função cerebral saudável, melhoram o humor e estimulam a saúde da pele e do cabelo. Consuma uma colher de chá de óleo de linhaça prensado a frio três vezes por dia.

Pepino
Aplique fatias finas de pepinos frescos no rosto para aliviar o inchaço e a vermelhidão. O pepino contém água e vitamina C, que possuem propriedades adstringentes e nutritivas. Outra dica boa é esta máscara: coloque um pepino médio (descascado e cortado em pedaços) no liquidificador com água. Deixe descansar por 15 minutos. Misture o suco de pepino coado com o mel e despeje em uma garrafa limpa. Aplique no rosto e deixe secar. Faça isso pela manhã e à noite.

Camomila
A camomila contém óleos essenciais e flavonoides que acalmam a pele e promovem a cura da rosácea. Além disso, é um poderoso anti-inflamatório com propriedades antibacterianas e antialérgicas. Faça um chá de flor de camomila, espere esfriar e use como uma compressa para aliviar a inflamação, conforme necessário.

Cúrcuma
A curcumina, o principal componente da cúrcuma (ou açafrão-da-terra), tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anticâncer e possui poderosas propriedades antimicrobianas. Adicione cúrcuma à sua dieta e diminua a inflamação em todo o corpo. Além disso, você pode fazer uma máscara facial de açafrão para aplicação tópica. Misture uma colher de chá de açafrão moído com um pouco de óleo de coco orgânico e aplique-o no rosto. Deixe por cerca de trinta minutos enxágue bem. Faça aplicações diárias dessa máscara para reduzir a inflamação e vermelhidão e promover a cicatrização.

Mel puro
O mel é umectante, o que significa que ajuda a pele a reter a hidratação sem a sensação de oleosidade e tem propriedades antissépticas e antibacterianas. Para usar o mel para a rosácea, massageie uma pequena quantidade de mel cru quente na pele limpa. Deixe descansar por cerca de dez minutos e lave com água morna e seque.

Dieta
Quem sofre de rosácea deve evitar alimentos açucarados e ricos em amido. Em vez disso, coma muitas folhas verdes e outros alimentos ricos em fibras, como , lentilhas e couve. Evite alimentos cítricos e condimentados e coma mais alimentos fermentados para apoiar bactérias saudáveis.
Siga as dicas e tenha uma melhor saúde geral, além da diminuição no número de surtos de rosácea.