Pix terá botão para contestar fraudes a partir de 1º de outubro, diz BC

Aplicativo bancário exibindo opção de contestação no Pix anunciada pelo Banco Central

Ferramenta permite bloqueio imediato de valores suspeitos e pode garantir devolução em até 11 dias, segundo Banco Central.

O Banco Central anunciou nesta terça-feira (30) que o Pix terá um botão de contestação disponível em todos os aplicativos bancários a partir de 1º de outubro. A nova ferramenta permitirá que vítimas de fraudes, golpes ou situações de coerção acionem o Mecanismo Especial de Devolução (MED) de forma simples e totalmente digital.

Segundo o BC, a medida busca agilizar o bloqueio de valores suspeitos e, dessa forma, aumentar as chances de devolução às vítimas. Além disso, o botão funcionará de maneira padronizada em todos os bancos e instituições financeiras que oferecem o Pix.

De acordo com Eduardo Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro, o bloqueio poderá ser total ou parcial. Assim, os bancos envolvidos terão até sete dias para analisar a contestação. Confirmada a fraude, a devolução ocorre diretamente na conta da vítima em até 11 dias.

Outro ponto destacado pelo Banco Central é que o botão não poderá ser usado em casos de erro de digitação, arrependimento da transferência ou disputas comerciais. Nessas situações, o cliente deverá tratar a questão diretamente com a outra parte envolvida ou com sua instituição financeira.

Com essa medida, o BC pretende tornar o sistema mais seguro e reduzir prejuízos causados por crimes digitais.

Compartilhar

AD – 1440 x 405 – afeto organic beauty
AD – 1440 x 405 – Instituto Bordin
AD 400 x 437 – afeto organic beauty
AD 400 x 437 – Instituto Bordin