Sistema muda o tempo a partir de sexta no RS e aumenta risco de chuva forte no Sudeste no fim de semana
Uma frente fria deve encerrar o pico da onda de calor no Rio Grande do Sul e provocar mudanças no tempo nas regiões Sul e Sudeste do Brasil no próximo fim de semana, entre os dias 7 e 8 de fevereiro, segundo a Climatempo.
leia mais Aurora em feiras europeias com espumantes e vinhos leves e sem álcool
O sistema começa a atuar no território gaúcho ainda na tarde e noite de sexta-feira (6), espalhando chuva pelos três estados do Sul no sábado (7). No domingo (8), o risco de chuva forte aumenta em São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais.
acompanhe as notícias no canal do whatsapp
Antes da virada no tempo, a onda de calor atinge o seu pico nesta quinta (5) e sexta-feira (6), com temperaturas acima de 35ºC em grande parte do Rio Grande do Sul e marcas próximas ou superiores a 40ºC em algumas cidades. No Sul e na Campanha, a chegada da frente fria deve moderar o calor, com máximas ao redor de 30ºC.
A frente fria traz chuva isolada já na sexta-feira, com risco de temporais localizados devido ao calor intenso. No sábado, a instabilidade se intensifica principalmente do Centro para o Norte do estado, com possibilidade de chuva moderada a forte em pontos isolados, inclusive em Porto Alegre e no Litoral Norte.
Apesar da instabilidade, os volumes de chuva devem ser, em geral, baixos, com distribuição irregular. Algumas áreas podem registrar acumulados maiores, especialmente no Norte da Lagoa dos Patos e no Nordeste gaúcho.
O sistema não deve provocar queda acentuada de temperatura. O calor persiste no Oeste do estado, porém sem extremos, enquanto no Sul e no Leste as máximas podem ficar abaixo dos 30ºC durante o fim de semana





