Defendida por Bolsonaro, Proxalutamida tem importação suspensa pela Anvisa

e15b38f1-b8eb-4f29-8f7a-8cb6e5a291e8

Agencia reguladora pediu investigação sobre uso da substância no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu suspender a importação e o uso da substância proxalutamida no Brasil, em uma decisão unânime da diretoria tomada nesta quinta-feira (02). A proxalutamida é uma droga que bloqueia a ação de hormônios masculinos, desenvolvida na China, e que está sendo testada no tratamento de tumores na próstata.
Depois da cloroquina e ivermectina, a proxalutamida passou a ser defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, seus filhos e apoiadores como mais um medicamento “milagroso” contra a Covid-19. Por ser uma droga ainda em estudos e não acessível em farmácias, no entanto, o alcance dessa propaganda foi mais limitado que a cloroquina e a ivermectina.
A decisão da Anvisa suspende a importação e qualquer tipo de uso no Brasil, até decisão em contrário da agência, que decidiu abrir uma investigação sobre os documentos apresentados pelos importadores para que a Anvisa autorizasse a importação.
A proibição da importação da substância abrange inclusive as importadas para pesquisa, o que pode paralisar estudos no país.

 

Compartilhar

[slick-slider show_title="false" show_content="false" show_read_more="false" link_target="blank" autoplay_interval="5000" category="3020" dots_design="design-4" arrows="false"]
[slick-slider show_title="false" show_content="false" show_read_more="false" link_target="blank" autoplay_interval="3000" category="3709" extra_class="gz_ad_medio" dots_design="design-4" arrows="false"]