Bolha de calor de até 42ºC se expande e traz tardes escaldantes

4e0d6ecc-f82e-41da-b6eb-74c3c76e82b9

A MetSul Meteorologia alerta que uma bolha de calor vai se instalar e ganhar força nesta semana no Centro e no Norte da Argentina com temperatura muito alta no território argentino e ainda no Uruguai, Paraguai e em estados do Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e áreas mais a Oeste do interior de São Paulo.

O que vai ocorrer agora é a ampliação desta massa de ar quente com uma bolha de calor tomando conta de grande parte das latitudes médias da América do Sul com máximas muitos elevadas que devem ficar entre 35ºC e 40ºC em maior número de cidades no decorrer da semana.

Mais ao Leste, na área de Porto Alegre e na costa, a temperatura não chega a ser muito alta neste começo de semana com marcas ao redor de 30ºC apenas na Grande Porto Alegre nesta segunda-feira, o que é o normal para janeiro.

De terça-feira em diante, entretanto, a temperatura começa a escalar gradualmente no Rio Grande do Sul e a cada tarde as máximas tendem a ser elevadas e se espera que na segunda metade da semana ocorra o pico de intensidade do calor.

Quinta e sexta devem ser dias de calor excessivo no Rio Grande do Sul com marcas ao redor e acima de 35ºC em grande número de municípios. A temperatura pode atingir marcas de 36ºC a 38ºC em vários pontos da área metropolitana de Porto Alegre, mas isoladamente nos vales haverá marcas mais altas.

O Oeste gaúcho deve ser fortemente impactado pelo calor com várias tardes em que as máximas devem passar dos 35ºC e máximas próximas ou ao redor de 40ºC na região entre Quaraí e Uruguaiana no pico do calor da segunda metade da semana.

CALOR TRARÁ RISCO DE TEMPORAIS

MetSul Meteorologia alerta que o calor forte a intenso deverá criar condições que são propícias a temporais isolados com chuva forte, vendavais e granizo, especialmente na segunda metade da semana, notadamente a partir da quinta-feira. Será uma situação parecida com o que se viu na virada do ano, com o calor formando células isoladas de tempestades que isoladamente provocam temporais, alguns fortes e com danos.

Não se trata de situação de tempo severo generalizada. Estes temporais se dão principalmente da tarde para a noite, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical pelo aquecimento diurno que gera movimentos convectivos (ar ascendente) na atmosfera. A convecção forma nuvens do tipo Torre Cumulus (TCu) e Cumulonimbus (Cb) que causam os temporais localizados e não raro muitíssimo isolados. Localmente, alguns destes temporais podem ser fortes a severos mesmo com risco de danos. Quanto mais quente e atmosfera e menor a pressão atmosférica, maior é o potencial para haja a formação de nuvens muito carregadas e mais alta a probabilidade de temporais localizados de maior severidade. O QUE É UMA BOLHA DE CALOR Uma bolha de calor, que se denomina também de domo ou cúpula de calor (em Inglês é chamada de heat dome) ocorre com áreas de alta pressão que atuam como cúpulas de calor, e têm ar descendente (subsidência). Isso comprime o ar no solo e através da compressão aquece a coluna de ar.

Compartilhar

AD – 1440 x 405 – aurora
AD – 1440 x 405 – afeto organic beauty
AD – 1440 x 405 – Instituto Bordin
AD 400 x 437 – aurora
AD 400 x 437 – afeto organic beauty
AD 400 x 437 – Instituto Bordin