Estudo mostra que pausas com caminhada ao longo do dia reduzem açúcar no sangue e melhoram saúde cardiometabólica
Pesquisa com adultos sedentários indica que caminhadas curtas após as refeições podem diminuir a glicose em até 17% e reduzir riscos cardiovasculares.
Muitas pessoas pensam que para levar uma vida saudável é necessário ir à academia ou ter um personal trainer, porém, para se exercitar não é preciso fazer grandes esforços. Caminhar todos os dias pode ser uma alternativa para quem não deseja fazer esforço físico; basta calçar o calçado adequado e sair para dar alguns passos.
Leia mais sobre saúde : Horário do tratamento do câncer pode dobrar sobrevida do paciente, diz estudo
A pandemia trouxe muitas situações que mudaram a vida de todos, incluindo o teletrabalho, que fez com que muitas pessoas se tornassem sedentárias, passando muito tempo sentadas em frente a uma mesa.
No entanto, essa condição pode ser tratada com caminhadas de baixa intensidade, que podem promover a saúde do coração, proteger a pressão arterial e manter níveis adequados de glicose.
Um estudo realizado pela Universidade de Limerick, na Irlanda, avaliou pessoas sedentárias que passam longos períodos sentadas e o que aconteceria com a saúde delas se tivessem períodos de atividade, como caminhadas.
Segundo a pesquisa, os participantes eram adultos com mais de 18 anos de idade cuja saúde cardiometabólica foi avaliada.
ACOMPANHE AS NOTÍCIAS PELO CANAL DO WHATSAPP
A diferença na saúde foi analisada entre pessoas que permaneceram sentadas continuamente durante o dia e aquelas que interromperam esse comportamento sedentário com algum tipo de atividade física que não envolve grande esforço.
Os resultados mostraram que aqueles que fizeram pequenas pausas nesse tipo de comportamento sedentário apresentaram uma redução na glicose pós-prandial em comparação com aqueles que permaneceram sentados por períodos prolongados.
Embora o estudo não especifique por quanto tempo se deve caminhar diariamente, menciona que é apropriado caminhar após cada refeição, visto que foi analisado que existe um benefício cumulativo a longo prazo.
Dessa forma, os pesquisadores buscaram fazer com que os participantes da análise realizassem caminhadas curtas de forma intermitente e acumulassem pelo menos meia hora de caminhada durante o dia.
O estudo indicou que, após essas pessoas realizarem caminhadas contínuas, observou-se uma redução de 17% na glicose, ao contrário daquelas que permaneceram sedentárias.
Por isso, se alguém procura uma alternativa à rotina diária, pode optar por fazer caminhadas curtas durante o dia, evitando assim ficar na mesma posição o tempo todo.





