Ação nesta sexta-feira, dia 10, reúne Secretaria da Agricultura do RS, Serviço de Inspeção Municipal e Polícia Civil, interdita distribuidora e descarta quase uma tonelada de produtos clandestinos
Uma operação integrada de fiscalização resultou na interdição de uma distribuidora de carnes em Bento Gonçalves na manhã desta sexta-feira, dia 10. A ação envolveu fiscais da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, equipes do Serviço de Inspeção Municipal e agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
Durante a vistoria, foram encontradas carnes provenientes de abatedouros clandestinos, sem qualquer controle sanitário ou garantia sobre a origem dos animais. Além disso, não havia comprovação de condições adequadas de abate, armazenamento ou transporte.
Irregularidades
Os produtos apresentavam sinais evidentes de deterioração, com coloração alterada e armazenamento inadequado. Também foram identificados problemas no acondicionamento e ausência de critérios básicos de higiene, o que caracteriza risco direto à saúde pública.
Outro ponto constatado foi a utilização de rótulos adulterados, prática que buscava simular regularidade na comercialização das mercadorias.
Apreensão
Ao todo, foram descartados 977 quilos de carne considerados impróprios para consumo humano. O volume reforça a dimensão da irregularidade identificada no local.
Além disso, o estabelecimento não possuía autorização para manipular produtos de origem animal, o que motivou a interdição imediata.
Encaminhamento
O responsável pela distribuidora foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Bento Gonçalves, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
A operação integra ações de combate ao comércio irregular de alimentos e busca coibir práticas que colocam em risco a saúde dos consumidores.





