Medida ocorre após suspeita de contaminação por toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização, distribuição e uso de alguns lotes de fórmulas infantis da Nestlé Brasil. A medida vale para produtos comercializados em todo o país.
A decisão envolve fórmulas das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino. Segundo a Anvisa, há suspeita de contaminação por cereulide.
A cereulide é uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. O consumo da substância pode causar vômitos persistentes, diarreia e letargia.
Leia mais Anvisa autoriza estudo com substância que pode ajudar na recuperação da medula
A letargia se caracteriza por sonolência excessiva, lentidão de movimentos e raciocínio, além de dificuldade para reagir e expressar emoções.
Em nota, a Nestlé informou que o Bacillus cereus pode ser encontrado em matérias-primas e, ocasionalmente, em alimentos como leite e derivados. A empresa afirma que o microrganismo normalmente não representa risco à segurança alimentar.
A fabricante destacou que não há registros confirmados de sintomas associados aos produtos afetados. Segundo a empresa, nenhum caso foi reportado em qualquer parte do mundo.
ACOMPANHE AS NOTÍCIAS PELO CANAL DO WHATSAPP
Ainda conforme a Nestlé, trata-se de um caso isolado. A empresa informou que aprimorou seus protocolos de qualidade após o episódio.
LISTA DE LOTES A SEREM RECOLHIDOS]




