Mudança na operação da BR-470 entre Bento Gonçalves e Veranópolis ocorre após avanços nas obras de reconstrução; bloqueio noturno será mantido.
O tráfego na BR-470, no trecho da Serra das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, passará a operar em sistema de Pare e Siga a partir de 2 de julho. A mudança foi anunciada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e substituirá o modelo de comboio adotado desde a retomada emergencial da rodovia após as enchentes de 2024.

A nova sistemática valerá durante o período diurno e foi possível graças ao avanço das obras de reconstrução e estabilização executadas ao longo do trecho atingido pelos eventos climáticos extremos registrados no ano passado. Segundo o DNIT, as melhorias concluídas e o andamento das intervenções ampliaram as condições de trafegabilidade e segurança para os usuários.
Bloqueio noturno
Apesar da flexibilização durante o dia, a BR-470 seguirá com bloqueio total entre 23h e 6h. A interrupção noturna permanece necessária para a continuidade dos trabalhos de recuperação da rodovia.
A data de 2 de julho também marca dois anos da primeira liberação emergencial da Serra das Antas após as enchentes de 2024. Em 2026, completa-se o segundo aniversário da reabertura realizada pelo DNIT, que restabeleceu a ligação entre a Serra Gaúcha e outras regiões do Estado em caráter provisório.
Reconstrução
Desde então, o órgão federal executa um amplo conjunto de obras de contenção de encostas, estabilização de taludes e reconstrução da infraestrutura viária, buscando restabelecer plenamente a capacidade operacional da rodovia e aumentar a segurança dos motoristas.
O DNIT orienta os condutores a respeitarem a sinalização instalada ao longo do trecho, seguirem as instruções das equipes de operação e planejarem os deslocamentos com antecedência.





