A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (3) a Operação Fraus Vehiculorum para combater crimes de lavagem de dinheiro praticados por uma organização criminosa com atuação na Serra Gaúcha.
60 ordens judiciais e apreensão de bens
Ao todo, estão sendo cumpridas 60 ordens judiciais, incluindo 23 mandados de busca e apreensão em Caxias do Sul, Capão da Canoa, Flores da Cunha, Farroupilha, Arroio do Sal, Sapiranga e Porto Alegre. Também foram apreendidos cinco veículos, determinados o bloqueio de dois imóveis e a quebra de sigilos fiscal e financeiro.
Investigação começou após caso de desaparecimento
As apurações tiveram início a partir de documentos ligados a um inquérito sobre o desaparecimento de uma pessoa em Caxias do Sul. Durante as diligências, foi identificado que o veículo da vítima foi negociado com integrantes do grupo investigado, mesmo após o desaparecimento.
Ligação com tráfico e movimentação milionária
Segundo a Polícia Civil, os investigados possuem antecedentes por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte de arma de fogo. Em apenas quatro meses, o grupo teria movimentado cerca de R$ 3,5 milhões por meio de transações financeiras suspeitas.
acompanhe as notícias pelo canal do whatsapp gazeta-rs
Há indícios de que o dinheiro ilícito era ocultado por meio da compra de imóveis, veículos e criação de empresas com aparência legal, com o objetivo de inserir os recursos no mercado formal.
leia mais Roteiro Caminhos de Pedra cresce 75% e recebe mais de 482 mil visitantes
Objetivo é enfraquecer o crime organizado
A operação busca coletar novas provas e identificar outros envolvidos. A repressão à lavagem de dinheiro tem como foco enfraquecer o poder financeiro das organizações criminosas e impedir o financiamento de outros crimes, incluindo homicídios.





