UCS é a única universidade gaúcha a participar de expedição para pesquisa na Amazônia

UCS é a única universidade gaúcha a participar de expedição para pesquisa na Amazônia

Pesquisador da UCS, Felipe Gonzatti esteve na região do Alto Rio Negro para coleta de material botânico

Entre os dias 25 de janeiro e 8 de fevereiro, o professor do curso de Ciências Biológicas e pesquisador da Universidade de Caxias do Sul Felipe Gonzatti participou de uma expedição na Amazônia, na região do Alto Rio Negro, próximo da fronteira com a Colômbia, para coleta e estudo de material botânico. A viagem faz parte do Projeto Tsiino Hiiwiida: Revelando múltiplas dimensões da biodiversidade de plantas e fungos no Alto Rio Negro, do qual participam 50 pesquisadores de mais de 20 instituições do Brasil e do Exterior, sendo a UCS a única universidade gaúcha a integrar o grupo.

leia mais Aurora celebra 95 anos com homenagem histórica na Praça do Borgo

Na avaliação de Gonzatti, a expedição foi muito valiosa, principalmente por contribuir com o trabalho desenvolvido no Herbário da Universidade, do qual é coordenador. “Uma das linhas  de pesquisa é a taxonomia e sistemática de Hymenophyllaceae, uma família de samambaias que tem alta diversidade nas florestas tropicais da região neotropical. Muitas espécies são exclusivas do bioma Amazônico. A oportunidade de ter estado naquela região e observar as espécies no seu hábitat natural, auxilia na compreensão mais completa, principalmente em relação aos impactos que as ações humanas vêm causando nesses ecossistemas e como as espécies estão lidando”. Ele destaca ainda que o trabalho  oportuniza uma integração maior das pesquisas desenvolvidas pela Instituição com o contexto nacional, além de ampliar os estudos colaborativos na área da botânica. 

acompanhe as notícias pelo canal do whatsapp

O Projeto Tsiino Hiiwiida é coordenado pelo INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e faz parte da Amazonia+10, uma aliança do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) em apoio à transição para um modelo econômico mais justo e sustentável no bioma Amazônico, através da coordenação e ampliação de financiamento para pesquisa e inovação. 

Compartilhar

AD – 1440 x 405 – aurora
AD – 1440 x 405 – afeto organic beauty
AD – 1440 x 405 – Instituto Bordin
AD 400 x 437 – aurora
AD 400 x 437 – afeto organic beauty
AD 400 x 437 – Instituto Bordin