Bento atinge recorde histórico com mais de 51 mil empregos formais

Vista aérea de Bento Gonçalves com destaque para o setor industrial, que lidera geração de empregos formais em 2025.

Boletim do Observatório Econômico, do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), mostra alta contínua nos empregos e destaque da indústria local

Bento Gonçalves voltou a registrar um marco importante no mercado de trabalho. Segundo dados do Boletim Observatório Econômico, elaborado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), o município atingiu 51.067 empregos formais em setembro, o maior número desde o início da série histórica, em 2019. O saldo é positivo em 239 vagas em relação a agosto e representa crescimento de 4,2% sobre dezembro de 2024, que também havia sido recorde.

A expansão do emprego formal vem ocorrendo de forma contínua desde março deste ano. Nesse período, Bento Gonçalves acumulou quase mil novas vagas. Além disso, o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) também cresceu: foram mais de 500 novos registros entre janeiro e setembro de 2025, totalizando 13.591 MEIs ativos na cidade.

Com o saldo de setembro, Bento Gonçalves ocupa o sexto lugar no Estado em geração de empregos no mês e o oitavo lugar no acumulado de 2025, com 2.074 vagas abertas — um aumento de 30,3% em relação ao ano anterior. O desempenho supera as médias estadual e nacional: o Rio Grande do Sul apresentou alta de 18%, enquanto o Brasil registrou queda de 14% no mesmo período.

Setores em alta
Após leve desaceleração em agosto, a indústria local voltou a liderar a geração de empregos. O segmento de móveis, mesmo afetado pelas tarifas norte-americanas, apresentou 43 vagas positivas em setembro, seguido pela metalurgia, com 37 novos postos. No acumulado do ano, o setor de alimentos lidera, com 310 contratações, enquanto o de móveis soma 230.

O setor de serviços também mostrou recuperação, com destaque para alimentação (+30 vagas no mês) e alojamentos (+122 no acumulado). Já a construção civil teve leve retração em setembro, com -31 vagas, mas mantém saldo positivo de 142 novos empregos no ano. Bento Gonçalves é o sexto município gaúcho que mais gera empregos na construção e o sétimo na indústria.

De acordo com o professor Fabiano Larentis, coordenador do levantamento e integrante do Programa de Pós-Graduação da UCS, a tendência é de estabilidade no mercado de trabalho local. “Com base na taxa de crescimento observada desde 2019, a projeção é de uma leve redução em outubro, fechando em torno de 50,9 mil empregos formais”, explica.

Os dados confirmam Bento Gonçalves como uma das economias mais dinâmicas do Rio Grande do Sul, com base produtiva sólida, capacidade de reação e crescimento sustentado mesmo diante de cenários desafiadores.

Compartilhar

AD – 1440 x 405 – afeto organic beauty
AD – 1440 x 405 – Instituto Bordin
AD 400 x 437 – afeto organic beauty
AD 400 x 437 – Instituto Bordin