Universidade integra programação da COP-30 em Belém, com reitor e professores do PPG em Direito debatendo governança climática
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) integra a programação da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que ocorre até 21 de novembro, em Belém (PA). Reunindo líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil, o evento é um dos principais fóruns globais dedicados ao debate de ações em combate às mudanças climáticas.
Participação da UCS na COP-30
Na sexta-feira, 14 de novembro, a UCS participa como parceira na realização do Climate Law and Governance Day 2025, o maior evento jurídico da COP-30.
A programação ocorre on-line das 8h30 às 18h30, em parceria com a Universidade de Cambridge, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a FGV Direito Rio. O encontro reúne especialistas internacionais para compartilhar boas práticas e fortalecer redes de ação climática global.
Leia mais :Tecnovitis impulsiona inovação e sustentabilidade e acontece no Vale dos Vinhedos
Falas da UCS durante o evento
O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, será um dos anfitriões do Climate Law and Governance Day 2025, abrindo as atividades com mensagem de boas-vindas às 9h.
“Nossa Universidade está conectada às perspectivas da COP-30 e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Participar deste evento é, além de um orgulho, um compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento”, afirmou o reitor.
A UCS é a única universidade comunitária brasileira a integrar o Climate Law and Governance Day, reforçando seu protagonismo no debate sobre direito e sustentabilidade.
Professores da UCS na COP-30
Às 15h30min, o professor Leonardo de Camargo Subtil, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir), participará de um painel sobre pareceres consultivos relativos às mudanças climáticas e suas repercussões para o setor privado.
A professora Alessandra Lehmenn, também docente do PPGDir, atuará como co-chair da coalizão global Climate Law and Governance Initiative, que lidera discussões sobre governança climática em escala internacional.
Sobre o Climate Law and Governance Day
A promoção do Climate Law and Governance Day 2025 é realizada pelo Centro de Direito Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (CISDL), sob coordenação da professora Marie-Claire Cordonier Segger, da Universidade de Cambridge.
O evento é reconhecido como espaço essencial de diálogo jurídico e institucional dentro da COP-30, contribuindo para a formulação de políticas sustentáveis e práticas legais voltadas ao enfrentamento da crise climática.
Direito na UCS
O Programa de Pós-Graduação em Direito da UCS (PPGDir) oferece mestrado e doutorado com área de concentração em Direito Ambiental e Sociedade, voltada à proteção dos ecossistemas e dos recursos naturais.
Criado em 2001, o mestrado consolidou-se como referência em pesquisa e inserção internacional. O doutorado, iniciado em 2017, foi o primeiro no Brasil com foco em Direito Ambiental.
A área jurídica da UCS, que completa 65 anos em 2025, antecede a própria fundação da Universidade, mantendo tradição e compromisso com a justiça, sustentabilidade e produção de conhecimento.





