Muita chuva ainda por vir: Rio Grande do Sul segue sob risco de novos acumulados elevados

Modelos meteorológicos europeu, alemão e britânico indicam altos volumes de chuva acumulada para os próximos sete dias, reforçando a necessidade de atenção redobrada da população e das autoridades.

Volume de chuva já ultrapassam 200 mm em diversas cidades e cenário de instabilidade deve persistir nos próximos dias, alerta a MetSul Meteorologia

Já choveu em excesso em várias regiões do Rio Grande do Sul nos últimos dias, com acumulados superiores a 200 milímetros em alguns municípios, provocando inundações repentinas e enxurradas. De acordo com a MetSul Meteorologia, o ceário ainda é preocupante, pois há muita chuva por vir no estado.

Leia mais Tempo segue instável no Rio Grande do Sul ao longo da semana

Estações meteorológicas registraram, na soma do domingo (20) e da segunda-feira (21), volumes expressivos, como 238 mm em Giruá, 237 mm em Porto Lucena, 234 mm em São Paulo das Missões, 224 mm em Santo Cristo, 220 mm em P Pejuçara, 116 mm em Chapada, 113 mm em Carazinho, 109 mm em Tio Hugo, 107 mm em Victor Graeff, 105 mm em São Gabriel e Porto Mauá, 103 mm em Itaqui e São Martinho e 102 mm em Colorado.

Segundo a MetSul, a principal preocupação é que o sistema responsável por toda essa instabilidade, acompanhado de umidade extremamente elevada e forte sensação de abafamento, não deve se afastar do Rio Grande do Sul tão cedo.

ACOMPANHE AS NOTÍCIAS NO CANAL DO WHATSAPP

O fenômeno que atua sobre o estado é conhecido como rio atmosférico, também chamado de rio voador. Trata-se de um corredor de umidade na atmosfera que transporta uma quantidade monumental de vapor d’água, transformando-se em chuva intensa sobre o Rio Grande do Sul e regiões vizinhas, como o Nordeste da Argentina, que também enfrenta inundações desde o fim de semana.

A manutenção desse corredor de umidade por vários dias significa a continuidade do tempo instável, com mais períodos de chuva e volumes elevados que devem se somar aos acumulados já registrados, aumentando o risco de novos transtornos.

Modelos meteorológicos europeu, alemão e britânico indicam altos volumes de chuva acumulada para os próximos sete dias, reforçando a necessidade de atenção redobrada da população e das autoridades.

Comentário do meteorologista Luiz Fernando Nachtigall – MetSul Meteorologia.

Compartilhar

AD – 1440 x 405 – aurora
AD – 1440 x 405 – afeto organic beauty
AD – 1440 x 405 – Instituto Bordin
AD 400 x 437 – aurora
AD 400 x 437 – afeto organic beauty
AD 400 x 437 – Instituto Bordin