Onda de frio se intensifica neste domingo com máximas baixas até durante a tarde e risco de temperaturas negativas em mais cidades gaúchas.
A onda de frio no Rio Grande do Sul vai ganhar força entre este domingo (10) e a segunda-feira (11) com a chegada de um reforço de ar polar, segundo a MetSul Meteorologia. A nova massa de ar frio deve derrubar ainda mais as temperaturas em todo o Sul do Brasil.
O ar frio começou a avançar sobre o Estado ainda na sexta-feira (8), provocando queda acentuada nas temperaturas e uma madrugada muito fria neste sábado (9). Em diversas cidades gaúchas, os termômetros ficaram próximos ou abaixo de 0ºC.

Em Soledade, a mínima chegou a -0,4ºC. Bagé registrou 0,7ºC, enquanto Pinheiro Machado marcou 0,8ºC. Também houve frio intenso em André da Rocha e Fontoura Xavier, com 1,6ºC, além de Espumoso, com 1,7ºC.
Na Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra, o frio deve aumentar ainda mais entre domingo e terça-feira. Modelos meteorológicos indicam que a parte mais intensa da massa polar começa a ingressar pelo Oeste e Sul gaúcho no final deste sábado.
Tarde gelada
O Dia das Mães terá características típicas de inverno em grande parte do Rio Grande do Sul. Mesmo com presença do sol, a temperatura deve permanecer baixa durante toda a tarde.
Leia mais Meta anuncia IA para identificar menores no Instagram e Facebook
As máximas previstas para domingo variam entre 12ºC e 15ºC na maioria das cidades gaúchas. Em Porto Alegre e região metropolitana, os termômetros não devem passar dos 16ºC.
Na Serra e nos Aparados, as máximas devem ficar pouco acima dos 10ºC, podendo permanecer abaixo disso em alguns municípios de maior altitude.
Pico do frio
O ápice da onda de frio está previsto para as madrugadas de segunda-feira (11) e terça-feira (12), quando o ar polar mais seco favorecerá temperaturas ainda menores.
Centenas de cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem registrar mínimas entre 0ºC e 5ºC. Em várias localidades, especialmente nas áreas de altitude, os termômetros poderão marcar temperaturas negativas.
Nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Sul Catarinense, a previsão indica mínimas entre -3ºC e -5ºC. Em baixadas e fundos de vale, conhecidos como poços de frio, não estão descartadas marcas inferiores a -5ºC.
Na região metropolitana de Porto Alegre, as menores temperaturas devem ocorrer entre segunda e terça. Em áreas urbanas, as mínimas ficam entre 5ºC e 8ºC, mas em zonas rurais os termômetros podem cair para 3ºC.





