Avanço da frente fria será acompanhado por chuva irregular, risco de temporais isolados e madrugadas frias, com marcas abaixo da média para janeiro
A frente fria que avança pelo Brasil deve provocar uma mudança expressiva nas condições do tempo no Sul e no Sudeste a partir da tarde de domingo (18). O sistema marca o fim do período de calor intenso e será reforçado por uma massa de ar frio, responsável por uma queda acentuada da temperatura no início da próxima semana.
Leia mais Bombeiros não realizam extermínio de abelhas e reforçam orientação à população
No Rio Grande do Sul, a frente fria chega entre a tarde e a noite de domingo com baixa atividade inicial, mas ao interagir com um sistema frontal semi-estacionário sobre a Região Sul, tende a intensificar a instabilidade, especialmente na Metade Norte do Estado, além de áreas de Santa Catarina e do Paraná.
Com o avanço da frente fria, essas regiões devem registrar pancadas de chuva, que podem ser localmente fortes, com risco de temporais isolados. Os modelos indicam que os eventos serão pontuais, sem previsão de tempo severo generalizado.
ACOMPANHE AS NOTÍCIAS PELO CANAL DO WHATS APP
Na segunda-feira (19), a frente fria avança em direção ao Sudeste do país, provocando chuva e temporais principalmente entre a tarde e a noite. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais podem registrar chuva intensa em pontos isolados, associada à passagem do sistema frontal.
Massa de ar frio na retaguarda da frente fria
Após a passagem da frente fria, uma nova massa de ar frio avança sobre o Sul do Brasil, trazendo madrugadas mais frias e temperaturas abaixo da média climatológica para janeiro entre segunda (19) e quarta-feira (21).
Em áreas do Sul e da Campanha gaúcha, as mínimas devem ficar entre 10°C e 13°C. Já nos pontos mais elevados dos Aparados da Serra, as temperaturas podem cair para 5°C a 7°C, especialmente nas madrugadas de terça e quarta-feira.
As tardes também terão temperaturas mais amenas, sobretudo na segunda e na terça-feira, reforçando o impacto da frente fria e encerrando o período de calor prolongado.





