A passagem do ciclone pelo litoral de Santa Catarina provocou a morte de um casal e de um bebê após o carro da família ser arrastado pela chuva em Palhoça
A quarta-feira será marcada por tempo instável em todo o Sul do Brasil, influenciado pela atuação de um sistema de baixa pressão muito próximo ao litoral do Rio Grande do Sul. O avanço do ciclone em direção ao alto mar provoca chuva forte, temporais isolados e ventos intensos em várias regiões, incluindo áreas do Sudeste.
Vento extremo
A MetSul Meteorologia emitiu alerta final para vento forte a intenso nesta quarta. O ciclone, com pressão atmosférica baixa, deve gerar rajadas próximas e acima de 100 km/h. A tendência é de danos estruturais e maior risco de falta de energia em grande escala, com possibilidade de centenas de milhares de consumidores afetados.
Acompanhe as notícias pelo nosso canal de whatsapp
Risco elevado de falta de luz
O vento deve ganhar força entre o fim da terça e a quarta-feira, especialmente no Sul e no Leste gaúcho. A rede elétrica pode registrar falhas significativas, principalmente na área atendida pela CEEE Equatorial. As rajadas podem variar de 80 km/h a 100 km/h, com possibilidade de picos localizados entre 100 km/h e 120 km/h.
Tragédia em Santa Catarina
A passagem do ciclone também provoca impactos graves em Santa Catarina. Em Palhoça, um casal e um bebê foram encontrados mortos após o carro da família, uma Land Rover, ser arrastado pela força da chuva. O veículo foi localizado submerso em um rio no bairro São Sebastião, segundo a Polícia Militar.
Leia mais : 1º Fórum Conecta Bento destaca inovação e indústria
Chuva e instabilidade
Na quinta-feira, a umidade diminui na maior parte do Rio Grande do Sul. Apenas o litoral deve ter chuva e vento na madrugada, enquanto as demais regiões terão maior presença de sol. Entre sexta e sábado, áreas isoladas do Sul e do Norte do estado voltam a ter chuva. No domingo e na segunda, pancadas de chuva retornam por causa do aquecimento.
#Ciclone, #Meteorologia, #TempoNoSul, #ClimaRS, #VentoForte, #Apagao, #SantaCatarina, #GazetaRS





