Ciclone traz risco de vendavais violentos e falta de energia no Rio Grande do Sul

Ciclone traz risco de vendavais violentos e falta de energia no Rio Grande do Sul

Alerta para ciclone indica possibilidade de rajadas destrutivas, tempestades severas e interrupção no fornecimento de energia entre quinta e sexta-feira

A formação de um ciclone extratropical intenso deve provocar um dos episódios mais perigosos de tempo severo deste inverno no Rio Grande do Sul. Conforme alerta da MetSul Meteorologia, a combinação entre uma poderosa linha de instabilidade e a intensificação do sistema poderá causar vendavais violentos, danos estruturais, queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica e transtornos em diversas regiões do Estado entre a tarde desta quinta-feira (6) e a sexta-feira (7).

https://chat.whatsapp.com/DCxHscUVgmL7qByQVwxbdy

O fenômeno começa com a formação do ciclone entre a Argentina, o Uruguai e o Sul do Brasil. A partir da tarde de quinta-feira, uma linha de instabilidade associada à frente fria avançará rapidamente sobre o território gaúcho, trazendo chuva intensa, temporais e rajadas de vento potencialmente destrutivas.

Vendavais podem causar danos significativos

Segundo a MetSul Meteorologia, o momento de maior risco ocorrerá durante a formação e os estágios iniciais do ciclone, quando a linha de instabilidade cruzará o Rio Grande do Sul.

A previsão indica vendavais de curta duração, porém extremamente intensos em alguns pontos, com potencial para provocar destelhamentos, queda de postes, árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Os meteorologistas destacam que a linha de instabilidade poderá apresentar múltiplas células de tempestade, incluindo estruturas com características de supercélulas, favorecidas pelo contraste entre o ar muito quente à frente da frente fria e o ar frio que avança na retaguarda.

Vento forte continua após a passagem da frente fria

Mesmo depois da passagem da linha de instabilidade, o vento continuará intenso.

Com o ciclone já formado e se aprofundando sobre o oceano, a madrugada, a manhã e parte da tarde de sexta-feira deverão ser marcadas por rajadas persistentes, principalmente nas metades Sul e Leste do Rio Grande do Sul.

Embora o risco de vendavais destrutivos diminua após a passagem da frente, o vento associado ao ciclone seguirá forte por várias horas, podendo manter ocorrências relacionadas à queda de árvores, danos na rede elétrica e dificuldades no trânsito.

Serra Gaúcha também está em área de atenção

A Serra Gaúcha está na área de atuação da linha de instabilidade prevista para a noite desta quinta-feira. Municípios como Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha, Caxias do Sul e região devem acompanhar a evolução das condições meteorológicas e manter atenção aos alertas oficiais.

A recomendação é evitar deslocamentos durante os temporais, não permanecer próximo de árvores, placas, estruturas metálicas ou da rede elétrica e acompanhar as atualizações da Defesa Civil e dos serviços de meteorologia.

Compartilhar

AD – 1440 x 405 – aurora
AD – 1440 x 405 – afeto organic beauty
AD – 1440 x 405 – Instituto Bordin
AD 400 x 437 – aurora
AD 400 x 437 – afeto organic beauty
AD 400 x 437 – Instituto Bordin