Ciclone extratropical deve trazer ventos de até 100 km/h ao Sul do Brasil

Nesta sexta-feira (10), o Rio Grande do Sul terá sol predominante e temperaturas em elevação à tarde, especialmente na metade Oeste, enquanto a Serra ainda sente frio pela manhã

Um novo ciclone extratropical se formará no Uruguai entre domingo (12) e segunda-feira (13), e deve atingir o Sul do Brasil com ventos intensos, segundo meteorologistas da Climatempo. A previsão alerta para rajadas de 80 a 100 km/h, especialmente próximas ao litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Condições atuais e expectativa

Nesta sexta-feira (10), o tempo segue firme em todo o território gaúcho. Além disso, o sol predomina, elevando as temperaturas à tarde, principalmente na metade Oeste. Porém, o frio ainda se faz presente durante a manhã, sobretudo na Serra Gaúcha.

Formação e características do ciclone

Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão que surgem em latitudes médias devido ao contraste entre massas de ar quente e frio. Consequentemente, eles provocam instabilidades em grande escala, como chuva, ventos fortes e queda nas temperaturas. Este fenômeno será acompanhado por uma frente fria, aumentando os efeitos no Sul do país.

Impactos esperados

O sistema deve se aproximar do Rio Grande do Sul no início da próxima semana. Por isso, áreas litorâneas devem registrar os maiores impactos, incluindo rajadas que podem chegar a 100 km/h. Após passar próximo ao sul do Estado, o ciclone seguirá em direção ao oceano, diminuindo gradualmente sua intensidade.

Preparação e alertas

Diante da previsão, autoridades locais reforçam que a população mantenha atenção redobrada. Além disso, recomenda-se proteger objetos soltos, evitar atividades ao ar livre durante os ventos mais fortes e acompanhar atualizações meteorológicas. A comunicação constante ajuda a reduzir riscos e garante maior segurança à população.

Compartilhar

AD – 1440 x 405 – afeto organic beauty
AD – 1440 x 405 – Instituto Bordin
AD 400 x 437 – afeto organic beauty
AD 400 x 437 – Instituto Bordin