Fenômeno pode causar estragos em estruturas e embarcações de pequeno e médio porte, alerta o Climatempo
Um novo ciclone extratropical deve se formar no Sul do Brasil nesta sexta-feira (7) e se deslocar para o Sudeste e Centro-Oeste ao longo do fim de semana. Segundo o Climatempo, o fenômeno, acompanhado por uma frente fria, pode provocar rajadas de vento que ultrapassem 100 km/h no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
A previsão indica que o ciclone extratropical estará completamente organizado no fim da noite desta sexta, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na madrugada de sábado (8), o sistema deve se deslocar para o litoral catarinense e, no decorrer da manhã e da tarde, avançar em direção à costa de São Paulo e do Rio de Janeiro.
leia mais no site: INMET emite 3 alertas de chuva e ventos fortes no RS
Alertas da Defesa Civil
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta para o risco de tornados nesta sexta-feira (7) nas regiões Noroeste e Norte do estado. O órgão recomenda atenção redobrada, especialmente em áreas rurais e abertas.
No domingo (9), o fenômeno deve estar sobre o mar, com centro estimado entre as costas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, ainda impactando o litoral da região Sudeste.
Impactos esperados
De acordo com o Climatempo, o ciclone extratropical pode causar ventania intensa nas áreas litorâneas do Sul e Sudeste, com potencial para danificar estruturas, coberturas de quiosques e embarcações de pequeno e médio porte.
Previsão por regiões
- Centro-Oeste: pancadas de chuva intensas no sul do Mato Grosso do Sul e chuvas moderadas a fortes no norte de Goiás e centro-leste do Mato Grosso.
- Nordeste: frente fria deve provocar chuva no sudoeste da Bahia, no sul do Piauí e no oeste do Maranhão.
- Norte: instabilidades atingem o centro-sul e oeste do Pará, leste do Amazonas, Roraima e Tocantins, com possibilidade de chuvas fortes.
Recomendações à população
- Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores;
- Recolha objetos soltos em varandas e quintais;
- Durante tempestades com raios, evite áreas abertas e estruturas metálicas;
- Nunca atravesse áreas alagadas;
- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro e acione o Corpo de Bombeiros;
- Em caso de emergência, contate a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
#CicloneExtratropical,#ClimaBrasil, #PrevisãoDoTempo, #SulDoBrasil, #DefesaCivil, #Climatempo
Fonte: Climatempo / Defesa Civil RS





