Chuva e frente fria avançam com calor intenso e elevam risco de temporais na Serra Gaúcha e em outras regiões
A chuva volta ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira com o avanço de uma frente fria que encontra uma massa de ar quente sobre o Estado. A combinação de calor e umidade vai favorecer a formação de numerosos temporais, principalmente entre a tarde e a noite.
Leia mais Acidente de trânsito mata motoboy de tele-entrega em Bento Gonçalves
Instabilidade
As primeiras pancadas de chuva ocorrem ainda pela manhã no Oeste e no Sul do RS. Ao longo do dia, a instabilidade avança para as demais regiões, incluindo a Serra Gaúcha, o Centro e a Metade Norte. A noite deve ser marcada por tempo chuvoso e tempestades isoladas.
ACOMPANHE AS NOTICIAS NO GRUPO DE WHATSAPP
Risco
O principal perigo deste episódio não está na chuva volumosa ou no granizo, que podem ocorrer pontualmente, mas na possibilidade de vendavais fortes a violentos. Rajadas intensas podem provocar danos em diferentes municípios do Estado.
Histórico
Este novo episódio de instabilidade ocorre cerca de uma semana após temporais causarem prejuízos em dezenas de cidades gaúchas, quando um ciclone provocou ventos severos e até um tornado em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha.
Pico
O período mais crítico está previsto entre a tarde e a noite desta segunda-feira, quando devem se formar as tempestades mais intensas. A chegada da frente fria na segunda metade do dia vai coincidir com as horas mais quentes, com temperaturas que podem ultrapassar os 35ºC em várias regiões.
Formação
O calor excessivo vai potencializar o desenvolvimento de células de tempestade mais organizadas. Dados do modelo WRF indicam a possibilidade de supercélulas e áreas de instabilidade com assinaturas em arco, conhecidas como bow echo, associadas a linhas de rajada.
Transição
Na terça-feira, a chuva ainda ocorre no início do dia no Centro, no Leste e na Metade Norte do RS. A partir da tarde, o ingresso de ar seco pelo Oeste e pelo Sul contribui para a melhora gradual do tempo.
Calor
Entre quarta e quinta-feira, o tempo firme predomina no Estado, com elevação das temperaturas. Na sexta-feira e no sábado, o sol aparece em todas as regiões e o calor se intensifica.
Retorno
No domingo e na segunda-feira seguintes, o calor volta a favorecer novas pancadas de chuva no Rio Grande do Sul, novamente com risco de temporais isolados.
Hashtags: #Chuva, #ClimaRS, #TempoNoSul, #SerraGaúcha, #Vendaval, #Meteorologia, #GazetaRS





