Frente fria avança sobre ar muito quente e coloca diversas regiões em alerta para vendavais, principalmente grande na Porto Alegre, Norte e Oeste do RS
O Rio Grande do Sul enfrenta alto risco de vendavais nesta segunda-feira com a chegada de uma frente fria que vai encontrar ar extremamente quente sobre o Estado. O cenário favorece a ocorrência de temporais severos, especialmente entre a tarde e a noite.
Leia mais Acidente de trânsito mata motoboy de tele-entrega em Bento Gonçalves
Áreas
Porto Alegre e a Região Metropolitana estão entre as áreas com maior risco de vento forte. O alerta também inclui o Oeste, o Centro e a Metade Norte do Estado, onde as condições atmosféricas são mais favoráveis à formação de tempestades intensas.
Horário
Na capital, a virada do tempo deve ocorrer do meio para o fim da tarde, entre 15h e 18h. Esse período concentra o maior potencial para rajadas de vento fortes associadas aos temporais.
ACOMPANHE AS NOTÍCIAS PELO CANAL DO WHATSAPP
Calor
O episódio de tempo severo ocorre após um fim de semana marcado por calor extremo. As temperaturas chegaram a 39,4ºC em Santa Vitória do Palmar no sábado e a 39,3ºC no domingo. Antes da chegada da frente fria, ainda deve fazer muito calor em diversas cidades gaúchas nesta segunda-feira.
Intensidade
Em alguns pontos, as rajadas de vento podem ultrapassar os 100 km/h. Não se descarta a ocorrência localizada de ventos entre 120 km/h e 130 km/h nos temporais mais severos.
Impactos
Por esse motivo, a segunda-feira é considerada um dia perigoso de tempo severo no Estado. Os vendavais podem provocar falta de energia elétrica, destelhamentos, queda de árvores e até colapso de estruturas em áreas mais atingidas.
Hashtags: #Vendaval, #TempoSevero, #ClimaRS, #FrenteFria, #PortoAlegre, #Meteorologia, #GazetaRS





