Governo do RS publica decreto oficial que define feriados e pontos facultativos; Carnaval (dias 16, 17 e 18 -segunda, terça e quarta-feira), prolongado e 11 feriadões previstos no calendário estadual.
Apesar da tradição e da força cultural da celebração em todo o país, o carnaval não é considerado feriado nacional. No calendário oficial, as datas são classificadas como ponto facultativo, o que significa que cabe a governos locais e empresas decidir se haverá ou não liberação do expediente.
Em 2026, a festa cai nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro (segunda, terça e quarta-feira), logo após o fim de semana, uma combinação que costuma aumentar a expectativa por uma pausa prolongada.
leia mais: Roteiro Caminhos de Pedra cresce 75% e recebe mais de 482 mil visitantes
Feriados 2026 RS: governo divulga calendário oficial
O governo do Rio Grande do Sul publicou nesta sexta-feira (30) o decreto que define o calendário de feriados 2026 RS e pontos facultativos para órgãos da administração pública estadual, autarquias e fundações.
Feriados 2026 RS incluem Carnaval e feriadões prolongados
O documento estabelece ponto facultativo no Carnaval, com folga na segunda-feira (16) e terça-feira (17), além de expediente a partir das 13h na quarta-feira (18). Ao todo, o calendário prevê 11 feriados prolongados ao longo do ano.
COMPANHE AS NOTÍCIAS PELO CANAL DO WHATSAPP DA GAZETA-RS
Entre os feriados nacionais que cairão em sextas-feiras estão Paixão de Cristo (3 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio), Consciência Negra (20 de novembro) e Natal (25 de dezembro).
Já os feriados nacionais em segundas-feiras serão Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora de Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro).
Pontos facultativos e datas especiais nos feriados 2026 RS
O decreto também prevê pontos facultativos em datas estratégicas, como 20 de abril, véspera de Tiradentes, e 5 de junho, após Corpus Christi. Na Quinta-Feira Santa (2 de abril), o expediente será até as 12h.
O Dia do Gaúcho, em 20 de setembro, cairá em um domingo. Feriados municipais, como Nossa Senhora dos Navegantes (2 de fevereiro) e Corpus Christi (4 de junho), serão observados conforme legislação local.
O governo destacou que serviços essenciais não serão interrompidos durante os feriados e pontos facultativos.


